Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarachini, Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rafael dept_BR
dc.date.accessioned2023-10-21T03:42:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266168pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar a constituição da percepção, da memória, dos lugares e suas bordas, explorando as possi bilidades criativas da fotografia e da fonogra fia em três obras de arte distintas. Utilizando a temporalidade do som, com suas imagens imanentes, aliada à fotografia, que se reves te de materialidades, cria-se um conjunto de obras que visam constituir um ponto de vis ta e escuta pessoal, tanto do artista quanto do observador. A primeira obra aborda a borda da experi ência, capturando a convergência entre o es paço individual e o lugar. A segunda explora a borda entre memória e ficção, evocando di versas interpretações e questionando o tempo e o lugar sob a perspectiva da experiência do lugar e suas múltiplas possibilidades de inter pretação. A terceira obra trabalha com uma borda mais literal, explorando os limites en tre dois espaços, tomando como foco a janela como elemento capaz de expôr a permeabili dade do lugar, refletindo sobre a noção do den tro e fora. Baseado nos conceitos de Bachelard, Berg son e Merleau-Ponty, este estudo desvenda as complexidades das bordas e seu impacto na percepção e na memória. As obras de arte re sultantes oferecem uma perspectiva pessoal, convidando à contemplação da relação entre espaço, memória e a construção do lugar.pt_BR
dc.description.abstractThis research explores the constitution of perception, memory, places, and their edges, using photography and phonography as cre ative tools in three artworks. Using the tem porality of sound, with its immanent imagery, combined with photography, which is full of materiality, a set of artworks is created to es tablish a personal viewpoint and listening ex perience, both for the artist and the observer. The first artwork delves into the edge of experience, investigating the constitution of individual space and the stablishment of pla ce. The second artwork delves into the border between memory and fiction, exploring the fluidity of time and place from the standpoint of place-based experiences and its multiple possibilities. The third artwork engages with a literal border, exploring the liminality be tween two spaces, with the window as capof capturing permeable nature of these mo ments, questioning the notion of inside and outside. Drawing from Bachelard, Bergson, and Mer leau-Ponty, this research uncovers complexi ties of borders and their impact on perception and memory. These artworks offer a personal perspective, inviting contemplation of the re lationship between space, memory, and the construction of place.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectSpaceen
dc.subjectPlaceen
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectBorderen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFonografiapt_BR
dc.subjectPhonographyen
dc.titleUma borda na existência : imagem e som no cotidiano do espaçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186406pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples