Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCabreira, Milena Efigêniopt_BR
dc.contributor.authorAlencar, Edvonete Souza dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Thaise dapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-07T03:44:38Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2447-8733pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265775pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é uma pesquisa desenvolvida como trabalho final do curso de graduação e realizou um panorama de investigações sobre a Literatura Infantil para o ensino da Matemática, tendo sido utilizados como referencial teórico autores específicos da literatura infantil para o ensino de matemática. A metodologia desenvolvida foi a bibliográfica, fundamentada por autores específicos da área metodológica. Os procedimentos realizados foram o levantamento de dados no Catálogo da Capes, com as palavras-chave: Literatura Infantil e Matemática, que resultou em 1.094.675 pesquisas entre o ano de 1987 ao ano de 2018. Após ser utilizado o filtro Área de Concentração, selecionar o item Educação Matemática, verificar os resultados e realizar uma segunda análise mais aprofundada foram identificadas ao total cinco dissertações, estas foram analisadas de forma mais detalhada e enfatizam a relevância da interdisciplinaridade para o aprendizado dos discentes, a imprescindibilidade de romper com os métodos tradicionais, que estimulam as práticas mecânicas e a importância de investir na formação e preparação de professores com o intuito de buscar novos métodos e formas de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis article is about a proposal for an Undergraduate Work, with the aim of carrying out an overview of investigations that have been researching on Children’s Literature for the teaching of Mathematics. For this, studies were carried out by the authors Smole, Zacarias and Moro, Oliveira and Alencar and Alencar and Cunha for the theoretical framework, for the bibliographical methodology, the work of Koche was studied. and to support the art history typology, the study by Romanowski and Ens was taken into account. Then, a data survey was carried out in the Capes Catalog, with the keywords Children’s Literature and Mathematics, which resulted in 1094675 searches between 1987 and 2018. After using the Concentration Area filter, select the item Mathematics Education, verifying the results and performing a second more in-depth analysis, reached a total of five dissertations, these were analyzed in more detail and emphasize the relevance of interdisciplinarity for student learning, the indispensability of breaking away from the methods traditional, which encourage mechanical practices and the importance of investing in the training and preparation of teachers in order to seek new methods and ways of learningen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 1 (2023), p. 79-84pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBibliographical reviewen
dc.subjectBooksen
dc.titlePanorama de investigações sobre a literatura infantil e matemáticapt_BR
dc.title.alternativeOverview of research on children and mathematics literature a systematic literature reviewpt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001177695pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples