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dc.contributor.authorTeixeira, Liziana Arâmbulapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Thaise dapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-07T03:43:44Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1982-7199pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265758pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente, a alfabetização mobiliza debates por parte de gestores públicos e estudiosos da área devido às dificuldades enfrentadas pelas crianças matriculadas neste ciclo para apropriarem-se da leitura e da escrita. Neste sentido, gestores e pesquisadores voltados para o campo da educação buscam estratégias metodológicas, políticas e formativas para minimizarem os problemas relacionados a não aprendizagem. Diante deste cenário, esse estudo tem como tema os discursos de alfabetização presentes na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Assim, o objetivo principal foi analisar os discursos de alfabetização que estão balizados no Decreto nº 9.765, lançado no mês de abril de 2019 pelo Governo Federal. Mais especificamente buscou-se: identificar os discursos de alfabetização que balizam a Política Nacional de Alfabetização e observar como estes discursos estão representados nesta política. Para tanto, a proposta foi realizar uma análise do Decreto nº 9.765/2019, elaborado pela Secretaria de Alfabetização, vinculada ao Ministério da Educação. Para alcançar os objetivos formulados, metodologicamente foi adotada uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, efetivada mediante análise textual e do discurso presente no documento, na perspectiva dos Estudos Culturais. A partir do material estudado, constatou-se que a alfabetização no Brasil sofreu uma ruptura a partir de instauração do Decreto, uma vez que a PNA desconstrói o discurso instituído pelo Pró-letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e institui teorias e metodologias de ensino pautadas nos princípios da instrução fônica e na consciência fonêmica.pt_BR
dc.description.abstractHistorically, literacy mobilizes debates on the part of public administrators and scholars in the area due to the difficulties faced by children enrolled in this cycle to take ownership of reading and writing. In this sense, managers and researchers focused on the field of education seek methodological, political and training strategies to minimize problems related to non-learning. Given this scenario, this study has as its theme the literacy discourses present in the National Literacy Policy (PNA). Thus, the main objective was to analyze the literacy speeches that are based on Decree No. 9,765, launched in April 2019 by the Federal Government. More specifically, it sought to: identify the literacy discourses that guide the National Literacy Policy and observe how these discourses are represented in this policy. To this end, the proposal was to carry out an analysis of Decree No. 9,765/2019, prepared by the Literacy Secretariat, linked to the Ministry of Education. To achieve the formulated objectives, methodologically qualitative research was adopted, with a documentary nature, carried out through textual and discourse analysis present in the document, from the perspective of Cultural Studies. From the material studied, it was found that literacy in Brazil suffered a rupture with the inauguration of the Decree, since the PNA deconstructs the discourse established by the Pro-literacy and National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) and institutes theories and teaching methodologies based on the principles of phonic instruction and phonemic awareness.en
dc.description.abstractHistóricamente, la alfabetización moviliza debates por parte de gestores públicos y estudiosos del área, debido a las dificultades de los niños matriculados en este ciclo para apropiarse de la lectura y la escritura. En este sentido, los gestores e investigadores centrados en el campo de la educación buscan estrategias metodológicas, políticas y formativas para mitigar los problemas relacionados con el no aprendizaje. Ante este panorama, este estudio tiene como tema los discursos de alfabetización presentes en la Política Nacional de Alfabetización (PNA). Por lo tanto, el objetivo principal fue analizar los discursos de alfabetización que están sustentados por el Decreto n.º 9.765, lanzado en abril de 2019 por el Gobierno Federal. Más concretamente, se buscó: identificar los discursos de alfabetización que orientan la Política Nacional de Alfabetización y observar cómo estos discursos están representados en esta política. Para ello, se propuso realizar un análisis del Decreto n.º 9.765/2019, elaborado por la Secretaría de Alfabetización, vinculada al Ministerio de Educación. Para alcanzar los objetivos formulados, metodológicamente se adoptó una investigación cualitativa, de naturaleza documental, efectuada a través del análisis textual y del discurso presente en el documento, desde la perspectiva de los Estudios Culturales. A partir del material estudiado, se constató que la alfabetización en Brasil sufrió una ruptura con el establecimiento del Decreto, ya que el PNA deconstruye el discurso instituido por el Pró-letramento y Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta (PNAIC) y establece teorías y metodologías de enseñanza basadas en los principios de la instrucción fónica y de la conciencia fonémica.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 17 (jan./dez. 2023), e5100011, p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNational literacy policyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Alfabetizaciónes
dc.subjectEstudios culturaleses
dc.subjectAlfabetizaciónes
dc.titlePolítica Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturaispt_BR
dc.title.alternativeNational Literacy Policy : discourse analysis from the perspective of Cultural Studiesen
dc.title.alternativePolítica Nacional de Alfabetización : análisis del discurso desde la perspectiva de los Estudios Culturaleses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001177829pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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