Show simple item record

dc.contributor.authorFontoura, Julian Silveira Diogo de Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-07T03:43:41Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2594-4827pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265757pt_BR
dc.description.abstractA investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos Coordenadores de Curso, a saber: Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Processos Gerenciais. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de eficiência, eficácia, relevância e efetividade articulados em maior ou menor graus de proximidade.pt_BR
dc.description.abstractThe investigation presented here aims to identify management models for Higher Education implemented in IFRS – Porto Alegre, compared to the institution's Higher Technology Courses, from the perspective of Course Coordinators, namely: Technology in Environmental Management, Technology in Internet Systems and Technology in Management Processes. We used as a methodological strategy the descriptive-exploratory documentary research, articulated with semi-directed interviews with the coordinators of the higher courses of the institution. In the data analysis process we have the Discursive Textual Analysis guided by the assumptions of the Multidimensional Paradigm of Education Administration. The results point to a diversity of Higher Education management models in the institutional scenario, based on the concepts of efficiency, effectiveness, relevance and effectiveness articulated in greater or lesser degrees of proximity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação profissional e tecnológica em revista. Vitória, ES. Vol. 7, n. 2 (2023), p. 107-124pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectEducation managementen
dc.subjectProfessional and technological educationen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação tecnológicapt_BR
dc.subjectCollege educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeHigher education aligned with the modality of professional and technological education : management of education in the IFRS scenario : campus Porto Alegreen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001177903pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record