Show simple item record

dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorLuna, Fabiana de Miranda Rochapt_BR
dc.contributor.authorWeber, Raquel Elisapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T03:34:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265699pt_BR
dc.description.abstractCom base em resultados de pesquisa recentes, o capítulo mostra a trajetória de desenvolvimento das competências matemáticas iniciais na Educação Infantil, com ênfase dos 3 aos 5 anos de idade, destacando-se habilidades fundamentais de base para esse desenvolvimento: números, relações numéricas e operações numéricas. Serão apresentados conceitos-chave que irão nortear essa discussão: matemática informal, percepção de quantidade, subtizing, princípios e estratégias de contagem, senso numérico. Aponta-se que tal trajetória de desenvolvimento pressupõe um conjunto de condições individuais (aspectos internos ao indivíduo, recursos próprios, habilidades cognitivas, fatores emocionais) e ambientais (por exemplo, a qualidade das experiências numéricas informais e do ensino formal e nível socioeconômico). Destaca-se a importância de conhecer como se dá a construção e desenvolvimento das habilidades numéricas iniciais já que tal conhecimento é fundamental para subsidiar a elaboração de currículos e práticas pedagógicas que atendam as características e necessidades das crianças desta faixa etária. Ao final, serão apresentadas algumas práticas pedagógicas que têm por objetivo desenvolver as competências numéricas abordadas ao longo do capítulo. Práticas estas elaboradas com base na teoria que embasa o desenvolvimento e a aprendizagem dessas habilidades, além da prática docente vivenciada pelas autoras. Vale destacar que as sugestões apresentadas deverão ser analisadas e, se possível, adaptadas para a faixa etária e o contexto ao qual serão utilizadas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 25-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDesenvolvimento das competências matemáticas iniciaispt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001185554pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record