Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
dc.contributor.advisor | Aquino, Francisco Eliseu | pt_BR |
dc.contributor.author | Voltz, Priscila Taís Marins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-03T03:35:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265602 | pt_BR |
dc.description.abstract | Garantir o direito educacional infantil em aprendizagem conforme a legislação, a aplicação de oficinas temáticas em ciências, auxilia no desenvolvimento da educação inclusiva bem como no ensino regular. Esta monografia tem o objetivo apresentar aos alunos meios sustentáveis de elaborar uma horta escolar com materiais recicláveis, assim como trabalhar em equipe, em especial com alunos de inclusão. Incentivar grupo diversificado de alunos de modo que todos consigam executar as tarefas com êxito, auxiliando os colegas em suas dificuldades e que possam realizar as práticas aprendidas no próprio cotidiano. Como ferramenta de estudo a iniciação da botânica no ensino fundamental contribui com práticas sustentáveis e rentáveis ao meio em que vivemos, tal como as vivências e aprendizados científicos que os alunos adquiriram em suas pesquisas para desenvolver as tarefas solicitadas ao decorrer do projeto. A sondagem de dados obtidos nessa oficina temática foi feita com base nos registros em fotos e gravações de vídeo da evolução das plantas no projeto bem como registros escritos e anotações da pesquisadora. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ensuring children's educational right to learning in accordance with the legislation, the application of thematic workshops in science, helps in the development of inclusive education as well as in regular education. This monograph aims to present students with sustainable ways of creating a school garden with recyclable materials, as well as teamwork, especially with inclusion students. Encouraging a diverse group of students so that everyone can successfully perform tasks, helping colleagues with their difficulties and enabling them to carry out the practices learned in their daily lives. As a study tool, the initiation of botany in elementary school contributes to sustainable and profitable practices for the environment in which we live, such as the experiences and scientific learning that students acquired in their research to develop the tasks requested during the course of the project. The survey of data obtained in this thematic workshop was made from the records in photos and video recordings of the evolution of the plants in the project, as well as the researcher's written records and notes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Horta escolar | pt_BR |
dc.subject | Sustainable garden | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Integration | en |
dc.subject | Integração escolar | pt_BR |
dc.title | Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Moço, Maria Cecília de Chiara | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177755 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License