Show simple item record

dc.contributor.advisorAquino, Francisco Eliseupt_BR
dc.contributor.authorVoltz, Priscila Taís Marinspt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T03:35:53Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265602pt_BR
dc.description.abstractGarantir o direito educacional infantil em aprendizagem conforme a legislação, a aplicação de oficinas temáticas em ciências, auxilia no desenvolvimento da educação inclusiva bem como no ensino regular. Esta monografia tem o objetivo apresentar aos alunos meios sustentáveis de elaborar uma horta escolar com materiais recicláveis, assim como trabalhar em equipe, em especial com alunos de inclusão. Incentivar grupo diversificado de alunos de modo que todos consigam executar as tarefas com êxito, auxiliando os colegas em suas dificuldades e que possam realizar as práticas aprendidas no próprio cotidiano. Como ferramenta de estudo a iniciação da botânica no ensino fundamental contribui com práticas sustentáveis e rentáveis ao meio em que vivemos, tal como as vivências e aprendizados científicos que os alunos adquiriram em suas pesquisas para desenvolver as tarefas solicitadas ao decorrer do projeto. A sondagem de dados obtidos nessa oficina temática foi feita com base nos registros em fotos e gravações de vídeo da evolução das plantas no projeto bem como registros escritos e anotações da pesquisadora.pt_BR
dc.description.abstractEnsuring children's educational right to learning in accordance with the legislation, the application of thematic workshops in science, helps in the development of inclusive education as well as in regular education. This monograph aims to present students with sustainable ways of creating a school garden with recyclable materials, as well as teamwork, especially with inclusion students. Encouraging a diverse group of students so that everyone can successfully perform tasks, helping colleagues with their difficulties and enabling them to carry out the practices learned in their daily lives. As a study tool, the initiation of botany in elementary school contributes to sustainable and profitable practices for the environment in which we live, such as the experiences and scientific learning that students acquired in their research to develop the tasks requested during the course of the project. The survey of data obtained in this thematic workshop was made from the records in photos and video recordings of the evolution of the plants in the project, as well as the researcher's written records and notes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectSustainable gardenen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectIntegrationen
dc.subjectIntegração escolarpt_BR
dc.titleHorta sustentável : trabalhando integração e inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.identifier.nrb001177755pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record