Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Jefferson Marçal dapt_BR
dc.contributor.authorMerolle, Luís Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T03:35:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265567pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa exploratória é entender a atuação dos professores de sociologia da cidade de Gravataí, após um ano do início da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), em 2022. O estudo se dá através da análise e reflexão das falas colhidas em entrevistas individuais de três docentes que lecionam o componente de sociologia na rede estadual de ensino do município. Os resultados desta análise apontam que não houve novos problemas a serem enfrentados pelos professores, mas sim que aqueles já enraizados no sistema de ensino pioraram e fragilizaram mais ainda o componente de sociologia no ensino médio. A piora se dá na sobrecarga dos docentes com a distribuição de componentes ainda mais fragmentada nas escolas, negociações mais difíceis para o trabalho em condições minimamente suportáveis; assim houve mais uma desvalorização da sociologia como componente escolar no NEM. Tudo isso com impacto direto sobre a qualidade de ensino e na pedagogia dos profissionais. O que por fim, pode-se afirmar, dificulta o desenvolvimento de um pensamento sociológico nos estudantes do ensino médio nas escolas estaduais do RS.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleO ensino de ciências sociais na implementação do novo ensino médio : os espaços e significados da sociologia nas escolas de Gravataí-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001178042pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples