Mostrar el registro sencillo del ítem
O ensino de ciências sociais na implementação do novo ensino médio : os espaços e significados da sociologia nas escolas de Gravataí-RS
dc.contributor.advisor | Rocha, Jefferson Marçal da | pt_BR |
dc.contributor.author | Merolle, Luís Alexandre | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-03T03:35:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265567 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa exploratória é entender a atuação dos professores de sociologia da cidade de Gravataí, após um ano do início da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), em 2022. O estudo se dá através da análise e reflexão das falas colhidas em entrevistas individuais de três docentes que lecionam o componente de sociologia na rede estadual de ensino do município. Os resultados desta análise apontam que não houve novos problemas a serem enfrentados pelos professores, mas sim que aqueles já enraizados no sistema de ensino pioraram e fragilizaram mais ainda o componente de sociologia no ensino médio. A piora se dá na sobrecarga dos docentes com a distribuição de componentes ainda mais fragmentada nas escolas, negociações mais difíceis para o trabalho em condições minimamente suportáveis; assim houve mais uma desvalorização da sociologia como componente escolar no NEM. Tudo isso com impacto direto sobre a qualidade de ensino e na pedagogia dos profissionais. O que por fim, pode-se afirmar, dificulta o desenvolvimento de um pensamento sociológico nos estudantes do ensino médio nas escolas estaduais do RS. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Sentido | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências sociais na implementação do novo ensino médio : os espaços e significados da sociologia nas escolas de Gravataí-RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001178042 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)