Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação alimentar e nutricional como uma prática na escola : a visão do professor
dc.contributor.author | Lorenzi, Hayde Raquel | pt_BR |
dc.contributor.author | Del Pino, Jose Claudio | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Luciana Dias de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T03:32:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-3409 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265558 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de mestrado, para a qual foi realizado o método de um grupo focal aplicado a professoras de uma instituição privada do município de Porto Alegre. O trabalho teve como objetivo geral investigar o conhe-cimento e a adesão às práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar privado. Para dar sustenta-ção ao estudo, utilizou-se um referencial teórico baseado principalmente na legislação brasileira e em autores da área da edu-cação. Os resultados do grupo focal foram analisados em três eixos de discussão: eixo 1: a referência do adulto como exem-plo para a formação do sujeito; eixo 2: a importância da formação docente para estabelecer a EAN no ambiente escolar; eixo 3: a importância da EAN no ambiente escolar. A partir da análise realizada, aponta-se a importância da formação ade-quada para os profissionais da educação e do estabelecimento da EAN de maneira organizada no currículo escolar com es-tratégias que incluam tais saberes como parte da cultura escolar, buscando atingir toda a comunidade como um todo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article came to be in a master's degree research, to which was applied a focus group method to a Porto Alegre private schooling institution's teaching body, having as its overall objective to probe both knowledge and accession towards Nutritio-nal and Dietary Education (NDE) in private schooling environments. To support this study, it was used a theoretical reference mainly based on brazilian legislature and educational authors. The focus group results were analyzed in three axes of discus-sion: axis 1: the adult's reference as a frame to one's formation; axis 2: the importance of the teacher's graduation to establish NDE in a schooling environment; axis 3: the importance of NDE in a schooling environment. From the accomplished analysis, it is displayed the importance of an adequate preparation for education professionals and the enactment of NDE in an orga-nized manner in a school program with strategies that include said attainments as part of a schooling culture aiming to address schooling community as a whole. | en |
dc.description.abstract | El presente artículo es oriundo de una investigación de maestría, para la cual fue realizado el método de un grupo focal aplicado a las profesoras de una institución privada del municipio de Porto Alegre que tuvo como objetivo general investigar el conocimiento y la adhesión a las prácticas de Educación Alimentaria y Nutricional (EAN) en el ambiente escolar privado. Para dar sustento al estudio, se utilizó un referencial teórico basado principalmente en la legislación brasileña y en autores del área de la educación. Los resultados del grupo focal fueron analizados en tres ejes de discusión: eje 1: la referencia del adulto como ejemplo para la formación del sujeto; eje 2: la importancia de la formación docente para establecer la EAN en el ambiente escolar; eje 3: la importancia de la EAN en el ambiente escolar. A partir del análisis realizado, se apunta la importancia de la formación adecuada para los profesionales de educación y del establecimiento de la EAN de manera organizada en el currículo escolar con estrategias que incluyan tales conocimientos como parte de la cultura escolar buscando alcanzar toda la comunidad escolar. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Research, society and development. Itabira, MG. Vol. 12, n. 3 (2023), e9712340180, 12 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject | Dietary education | en |
dc.subject | Teaching graduation | en |
dc.subject | Capacitação de professores | pt_BR |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Educación alimentaria | es |
dc.subject | Formación docente | es |
dc.subject | Infancia | es |
dc.subject | Enseñanza | es |
dc.title | Educação alimentar e nutricional como uma prática na escola : a visão do professor | pt_BR |
dc.title.alternative | Food and nutritional education as a practice at school : the teacher’s view | en |
dc.title.alternative | Educación alimentaria y nutricional como una práctica en la escuela : la opinión del profesor | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172780 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39580)Ciencias de la Salud (10611)