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dc.contributor.authorVieira Junior, João Carlospt_BR
dc.contributor.authorAnanias, Elisangela Venanciopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T03:32:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2175-8042pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265554pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo configura-se como um artigo de revisão, cujo objetivo foi identificar o conhecimento dos professores de Educação Física sobre a Lei 10.639/2003 e como tratam situações de desigualdade racial a partir de sua prática pedagógica. Para tal, realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, a partir dos descritores: desigualdade racial, discriminação racial, Educação Física, escola. Definiu-se como marco temporal os anos entre 2014 e 2019, para as publicações. A busca retornou com 64 artigos, dos quais foi feita a leitura dos títulos e resumos, destes foram selecionados quatro artigos. Como critérios de inclusão: estudos na área de Educação Física, sobre a temática desigualdade racial e discriminação racial, e estudos na educação básica. Como critérios de exclusão: estudos com professores de outros componentes curriculares; estudos que abordassem outras temáticas como gênero associadas; estudos em ambiente não-escolar. Concluiu-se que há fragilidades na formação inicial e continuada de professores de Educação Física, para que a temática seja abordada na Educação Física em situações de discriminação, mas também para que a Educação para as Relações Étnico-raciais seja adotada e incluída nos currículos escolares, além do desconhecimento dos professores sobre a Lei 10.639/03.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is configured as a literature review, whose objective was to identify the knowledge of Physical Education teachers about Law 10.639/2003 and how they deal with situations of racial inequality, considering their pedagogical practice. To this aim, a search was carried out on Portal Capes based on the descriptors: racial inequality, racial discrimination, Physical Education, school. The years between 2014 and 2019 were defined as the time frame for publications. The search returned with 64 articles, from which the titles and abstracts were read, of which four articles were selected. As inclusion criteria: studies in the area of Physical Education, on the theme racial inequality and racial discrimination, and studies in basic education. As exclusion criteria: studies with teachers from other curricular components; studies that addressed other themes such as associated gender; studies in a non-school environment. It was concluded that there are weaknesses in the initial and continuing training of Physical Education teachers, so that the issue is addressed in Physical Education in situations of discrimination, but also so that Education for Ethnic-Racial Relations is adopted and included in school curricula, in addition to the teachers' lack of knowledge about Law 10.639/03.en
dc.description.abstractEl presente estudio se configura como un artículo de revisión, cuyo objetivo fue identificar el conocimiento de los profesores de Educación Física sobre la Ley 10.639/2003 y cómo ellos afrontan situaciones de desigualdad racial desde su práctica pedagógica. Para ello, se realizó una búsqueda en el Portal de Periódicos da Capes, a partir de los descriptores: desigualdad racial, discriminación racial, Educación Física, escuela. Se definió como marco temporal para las publicaciones los años comprendidos entre 2014 y 2019. La búsqueda arrojó 64 artículos, de los cuales se leyeron los títulos y resúmenes, de los cuales se seleccionaron cuatro artículos. Como criterios de inclusión: estudios en el área de Educación Física, sobre el tema desigualdad racial y discriminación racial, y estudios en educación básica. Como criterios de exclusión: estudios con docentes de otros componentes curriculares; estudios que abordaron otros temas como elgénero asociado; estudios en un ambiente no escolar. Se concluyó que existen debilidades en la formación inicial y continua de los profesores de Educación Física, para que el tema sea abordado en Educación Física en situaciones de discriminación, pero también para que la Educación para las Relaciones Étnico-Raciales sea adoptada e incluida en los currículos escolares, además del desconocimiento de los docentes sobre la Ley 10.639/03.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n. 66 (2023), p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectRacial inequalityen
dc.subjectRacial discriminationen
dc.subjectDesigualdade racialpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectDesigualdad raciales
dc.subjectDiscriminación raciales
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectEscuelaes
dc.titleDesigualdade racial no Brasil : desafios contemporâneos para o trabalho do professor de Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeRacial inequality in Brazil : contemporary challenges for the work of Physical Education teacheren
dc.title.alternativeDesigualdad racial en Brasil : desafíos contemporâneos para el trabajo del professor de Educacion Fisicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172985pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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