Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.contributor.authorPaula, Camila Carolina Araújo dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T03:37:35Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265498pt_BR
dc.description.abstractA contabilidade e a gestão de custos se dedicam à produção de informações nos diversos níveis gerenciais e são ferramentas de gestão e controle para as organizações que visam auxiliar a tomada de decisões, tanto sob o âmbito financeiro quanto estratégico. Desse modo, o processo de ensino e aprendizagem dessa área, deve se adaptar ao cotidiano empresarial, possibilitando que estudantes de Ciências Contábeis desenvolvam conhecimentos e habilidades, frente a essas mudanças. Sob esse enfoque, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal no Sul do país sobre a relevância e os fatores motivacionais em estudarem contabilidade e gestão de custos. A metodologia utilizada é classificada como qualiquantitativa, descritiva e de levantamento ou survey. Foi utilizado um questionário, aplicado em uma amostra de 64 discentes matriculados a partir do quinto semestre do Curso. Os resultados evidenciam que os discentes reconhecem a relevância da contabilidade e da gestão de custos e apontam como principais fatores motivacionais: adquirir conhecimento para o mercado de trabalho e identificar a área contábil de maior interesse. As principais contribuições deste estudo são informações para a comunidade acadêmica, na medida em que fornece norteadores e indicadores de melhorias nas disciplinas de custos lecionadas. Como limitação, destaca-se que a pesquisa foi realizada no período do Ensino Remoto Emergencial, em períodos de aulas online, durante a Pandemia gerada pela COVID-19, podendo apresentar algum viés quanto aos fatores motivacionais.pt_BR
dc.description.abstractAccounting and cost management are dedicated to the production of information at various managerial levels and are management and control tools for organizations that aim to assist in decision making, both financially and strategically. In this way, the teaching and learning process in this area must adapt to daily business, enabling students of Accounting Sciences to develop knowledge and skills in the face of these changes. Under this approach, the objective of this study is to identify the perception of the students of the Accounting Science Course of a Federal University in the South of the country about the relevance and motivational factors in studying accounting and cost management. The methodology used is classified as qualitative, quantitative, descriptive, and survey. The questionnaire was applied to a sample of 64 students enrolled from the fifth semester of the course. The results show that the students recognize the relevance of accounting and cost management and point out as the main motivational factors to acquire knowledge for the labor market and identify the accounting area of greatest interest. The main contributions of this study are information to the academic community, as it provides guidance and indicators of improvements in the disciplines of teaching costs. As a limitation, it is noteworthy that the research was carried out during the period of Emergency Remote Education, during periods of online classes, during the Pandemic generated by COVID-19, and may present some bias regarding motivational factors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectCostsen
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectAccountingen
dc.titleRelevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federalpt_BR
dc.title.alternativeRelevance and motivational factors of the study in accounting and cost management from the view of accounting students in a federal university en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177934pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem