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dc.contributor.advisorDoll, Johannespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Perla da Silva dospt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:39:10Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265466pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida a partir de um estudo sobre os saberes constituídos de mulheres negras idosas das comunidades de Porto Alegre. O objetivo da dissertação é compreender como tais saberes constituídos a partir das vivências de mulheres negras idosas impactam nas comunidades em que possuem uma função social, a partir da perspectiva de gênero e raça. Participaram deste estudo quatro mulheres de diferentes bairros da cidade, de 60 a 86 anos de idade que exerciam liderança no seu território: no carnaval, como escritora na liderança de clubes e como Yalorixa. Este estudo ancora-senos conceitos de Vilma Piedade (2017), Interseccionalidade de Kimberlé Crenshaw (2002), Teoria sobre Memória e Sociedade (1994) e o conceito de Território Usado de Milton Santos (1999) como base para fundamentar a discussão. Foram utilizadas técnicas de Observação Participante e entrevistassemiestruturadas, a partir das quais foram produzidos dados para a elaboração do material para análise do conteúdo (Bardin 1977). Conclui-se ue essas mulheres têm uma forte ligação com seus ancestres, que seus saberes e ofícios foram aprendidos com eles, de forma oral e que cada uma delas transmite esses conhecimentos de forma singular. Elas possuem uma forte ligação com seus territórios e têm na estética e nas práticas do auto-amor um instrumento contra a opressão.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation was developed from a study on the constituted knowledge of elderly women in Porto Alegre communities. This research aimed to understand how this knowledge derived from these womens experiences influenced the communities in which they work. In this sense, a study was carried out with four women from different neighborhoods of the city, aged 60 to 86 years old, who exercised leadership in their territory. The theoretical-methodological basis used was based on the concepts of Vilma Piedade (2017), Intersectionality by Kimberlé Crenshaw (2002), Theory on Memory and Society (1994) and the concept of Used Territory by Milton Santos (1999). For this, Participant Observation techniques and semi-structured interviews were used, from which data were produced for the preparation of material for content analysis (Bardin 1977). So far, it has been concluded that these women have a strong connection with their ancestors, that their knowledge and crafts were learned from them, orally, and that each one of them transmits this knowledge in a unique way, as well as having a strong connection with their territories and uses the aesthetics and practices of self-love as an instrument against oppression.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectBlacken
dc.subjectElderlyen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectTerritoriesen
dc.subjectAncestryen
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectSacreden
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.titleMulheres nanãs : um estudo sobre os saberes constituídos de negras idosas nas comunidades de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177698pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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