Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCarpena, Lucia Beckerpt_BR
dc.contributor.authorDutra, Roberto Rodrigues de Salespt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:38:15Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265430pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades do uso da flauta doce na performance do repertório latino-americano das missões jesuíticas entre 1650 e 1750. Utilizando as missões de Chiquitos, na Bolívia, como ponto focal, buscamos traçar um paralelo entre a prática europeia e a prática missional dos séculos XVII e XVIII no que se refere à adaptação do repertório violinístico para a flauta doce, tendo em vista que boa parte do repertório instrumental disponível no Arquivo Musical de Chiquitos foi escrito para instrumentos de cordas. Por meio da historiografia, construímos um panorama histórico da música missional, levando em conta as heranças europeias e pré-hispânicas e buscamos apresentar um panorama quanto ao uso da flauta doce no âmbito missional e na interpretação contemporânea deste repertório. Como contribuição concreta às Práticas Interpretativas, propomos uma adaptação da Sonata Chiquitana VI, transcrita por Piotr Nawrot, utilizando o modelo de transcrição da Follia Op. 5 n. 12 de Arcangelo Corelli proposto por John Walsh (Londres, 1702) e as indicações do tratadista setecentista Francesco Geminiani (1687–1762).pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to discuss the possibilities of using the recorder in the performance of the Latin American repertoire of the Jesuit missions between 1650 and 1750. Using the missions of Chiquitos, Bolivia, as a focal point, we seek to draw a parallel between the European practice and the missional practice of the 17th and 18th centuries regarding the adaptation of the violin repertoire for the recorder, given that a good part of the instrumental repertoire available in the Musical Archive of Chiquitos was written for stringed instruments. Through historiography, we build a historical panorama of missional music, considering the European and pre-Hispanic heritages and we seek to present an overview regarding the use of the recorder in the missional context and in the contemporary interpretation of this repertoire. As a concrete contribution to interpretative practices, we propose an adaptation of Sonata Chiquitana VI, transcribed by Piotr Nawrot, using the transcription model of Follia Op. 5 n. 12 by Arcangelo Corelli proposed by John Walsh (London, 1702) and the indications of the 18th century treatise writer Francesco Geminiani (1687–1762).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecorderen
dc.subjectFlauta docept_BR
dc.subjectLatin American Missional Musicen
dc.subjectMusica religiosapt_BR
dc.subjectMissões jesuíticas : América Latinapt_BR
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectHistorical Musicologyen
dc.subjectMusicologiapt_BR
dc.titleYchepe Flauta : possibilidades do uso da flauta doce na performance do repertório latino-americano missional a partir da experiência nas missões de Chiquitos (Bolívia, 1650-1750)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177662pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem