Literatura [infantil] negra? sobre narrar e produzir histórias, mundos e experiências do quilombo
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo analisar obras literárias infantis afro-brasileiras cujo contexto seja o quilombo, como uma forma de identificar aspectos concernentes à infância quilombola nessas produções. Para tanto, delimitamos inicialmente o que compreendemos como pertinente e singular para a infância quilombola, partindo da compreensão dos próprios valores civilizatórios afro-brasileiros (TRINDADE, 2006). Versamos na sequência sobre a dimensão da territorialidade, seguida pela ancestralida ...
Este trabalho tem como objetivo analisar obras literárias infantis afro-brasileiras cujo contexto seja o quilombo, como uma forma de identificar aspectos concernentes à infância quilombola nessas produções. Para tanto, delimitamos inicialmente o que compreendemos como pertinente e singular para a infância quilombola, partindo da compreensão dos próprios valores civilizatórios afro-brasileiros (TRINDADE, 2006). Versamos na sequência sobre a dimensão da territorialidade, seguida pela ancestralidade, oralidade e memória, e por fim trazemos alguns aspectos referentes a religiosidade, corporeidade e musicalidade. Nos valemos dos quilombos editoriais, isto é, editoras que veiculam exclusivamente literatura afro-brasileira, e destas selecionamos três editoras, sendo elas: Aziza Editora, Editora Malê Mirim e Editora Nandyala. O conjunto de livros selecionados é de um total de sete livros, que são: “Pedras, pedrinhas e pedregulhos” e “Kabu e Ketula”, ambos escritos por Pituka Nirobe e ilustrados por Levi Cintra, publicados em 2017 pela editora Nandyala; “Bucala – a pequena princesa do Quilombo Cabula”, escrito por Davi Nunes e ilustrado por Daniel Santana, que foi publicado em 2019 pela editora Malê Mirim; e, por fim, a coleção “Griôs da Tapera”, que é composta pelos livros: “Dona Sebastiana e como tudo começou”, “Tapera encantada”, “As pedras da Tapera” e “Como proteger as crianças e fazê-las crescerem fortes”, escritos por Sinara Rúbia, ilustrados por Renato Cafuzo, e publicados em 2019 pela Aziza editora. Como parte dos eixos analíticos, elegemos os valores civilizatórios, especialmente os valores da corporeidade, Axé, religiosidade, musicalidade, ancestralidade, oralidade e memória. Dentre as análises, depreendemos que de diferentes formas tais valores se apresentam nos livros, entretanto, mesmo sendo de diferentes modos, tais conceitos operam constantemente nos livros, sendo conteúdo, mas também forma que dá o tom às narrativas. ...
Abstract
This work aims to analyze Afro-Brazilian children's literary works whose context is the quilombo, as a way of identifying aspects concerning the quilombola childhood in these productions. To do so, we initially delimit what we understand as relevant and singular for Quilombola childhood, starting from the understanding of Afro-Brazilian civilizing values themselves (TRINDADE, 2006). We then deal with the dimension of territoriality, followed by ancestry, orality and memory, and finally we bring ...
This work aims to analyze Afro-Brazilian children's literary works whose context is the quilombo, as a way of identifying aspects concerning the quilombola childhood in these productions. To do so, we initially delimit what we understand as relevant and singular for Quilombola childhood, starting from the understanding of Afro-Brazilian civilizing values themselves (TRINDADE, 2006). We then deal with the dimension of territoriality, followed by ancestry, orality and memory, and finally we bring some aspects related to religiosity, embodiment and musicality. We used editorial quilombos, that is, publishers that publish exclusively Afro-Brazilian literature, and from these we selected three publishers, namely: Aziza Editora, Editora Malê Mirim and Editora Nandyala. The set of selected books is from a total of seven books, which are: “Stones, pebbles and boulders” and “Kabu e Ketula”, both written by Pituka Nirobe and illustrated by Levi Cintra, published in 2017 by Nandyala publishing house; “Bucala – the little princess of Quilombo Cabula”, written by Davi Nunes and illustrated by Daniel Santana, which was published in 2019 by Malê Mirim; and, finally, the “Griôs da Tapera” collection, which comprises the books: “Dona Sebastiana and how it all began”, “Enchanted Tapera”, “As Pedras da Tapera” and “How to protect children and make them grow forte”, written by Sinara Rúbia, illustrated by Renato Cafuzo, and published in 2019 by Aziza editora. As part of the analytical axes, we chose civilizing values, especially the values of embodiment, Axé, religiosity, musicality, ancestry, orality and memory. Among the analyses, we deduced that in different ways such values are presented in the books, however, even in different ways, such concepts operate constantly in the books, being content, but also a form that gives the tone to the narratives. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7615)Education (2550)
This item is licensed under a Creative Commons License
