Show simple item record

dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorMedina, Julia Nudelmanpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:35:08Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265351pt_BR
dc.description.abstractA partir dos acordos internacionais da UNESCO sobre inclusão educacional e da Lei Geral de Educação do Uruguai - Lei nº 18.437 -, se estabelece o objetivo de alcançar a integração de crianças com deficiência em salas de aula comuns, garantindo o apoio necessário do Estado para uma inclusão significativa. Nesse contexto, educadores/as musicais de todo o país que trabalham na educação primária têm se deparado com turmas com alunos/as de inclusão. Este trabalho tem como objetivo compreender como professores/as de música das Escolas de Educação Artística do Uruguai vivenciam a inclusão em sala de aula. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir de entrevistas com professores/as da capital e do interior do país, que possibilitaram ter uma visão global, a partir da qual se analisou o que esses/as professores/as de música entendem por inclusão, qual é a sua percepção sobre as aulas de música inclusivas e quais são as dificuldades e desafios que enfrentam em sala de aula. Embora se destaque a falta de formação específica e de ferramentas para a educação musical inclusiva, percebe-se, nas falas dos/as entrevistados/as, uma crença genuína na necessidade de tornar essa inclusão significativa e real, crença que é acompanhada por uma forte percepção de abandono por parte das autoridades. Fica evidente a necessidade de dar visibilidade ao tema e colocá-lo no centro de debates, discussões e estudos futuros.pt_BR
dc.description.abstractA partir de los acuerdos internacionales de la UNESCO sobre inclusión educativa y la Ley de Educación General de Uruguay – Ley N° 18.437 –, se apunta a la integración de los niños con discapacidad en las aulas comunes, otorgando el sostén necesario desde el Estado para una inclusión significativa. En este contexto, educadores musicales de todo el país que trabajan en educación primaria se han enfrentado a grupos con inclusión. Este trabajo tiene como objetivo comprender cómo docentes de música de las Escuelas de Educación Artística de Uruguay viven la inclusión en el aula. Para ello se realizó un estudio de caso a partir de entrevistas a docentes de la capital y del interior del país, que permitieron tener una visión global a partir del cuál se analizó qué entienden quienes ejercen la docencia de música por inclusión, cuál es la percepción de los mismos frente a las clases de música con inclusión y cuáles son algunas de las dificultades y desafíos que enfrentan en el aula. Si bien se destaca la falta de formación específica y herramientas para la educación musical inclusiva, a partir de las palabras a quienes se entrevistó se ve una creencia genuina de la necesidad de hacer esa inclusión significativa y real, acompañada por una fuerte percepción de abandono de parte de las autoridades. Queda en evidencia la necesidad de visibilizar el tema y poder ponerlo sobre la mesa para debates, discusiones y futuros estudios.es
dc.description.abstractBased on the international agreements of UNESCO on educational inclusion and the General Education Law of Uruguay – Law No. 18.437 –, there is a goal of achieving the integration of children with disabilities in common classrooms, granting the necessary support from the State for a meaningful inclusion. In this context, music educators from all over the country who work in primary education have faced groups with inclusion. This work aims to understand how music teachers of the Schools of Artistic Education in Uruguay experience inclusion in the classroom. A case study was carried out, based on interviews with teachers from the capital of the country and the countryside; this resulted in a global vision to base an analysis of what music teachers understand by inclusion, what is their perception facing inclusive music classes, and what are some of the difficulties and challenges they face in the classroom. Although the lack of specific training and tools for inclusive music education stands out, it can be seen, from the words of those who were interviewed, a genuine belief in the need to make this inclusion meaningful and real, accompanied by a strong perception of abandonment by the authorities. The need to make the issue visible and put it on the table for debates, discussions and future studies is evident.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducación musical inclusivaes
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectInclusiónes
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPercepción docentees
dc.subjectMúsica y discapacidades
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusive music educationen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectTeacher’s perceptionsen
dc.subjectMusic and disabilitiesen
dc.titleInclusión en el aula de música : un estudio desde la perspectiva de docentes de música de Escuelas de Educación Artística del Uruguaypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177570pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record