Show simple item record

dc.contributor.advisorMacedo, Mônica Medeiros Kotherpt_BR
dc.contributor.authorHeine, Júlia Assumpçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:35:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265343pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação de Mestrado tem como objetivo problematizar os impasses, conflitivas e recursos próprios na travessia adolescente à adultez. Busca-se explorar nuances entre as diferentes condições de desamparo ao longo do processo de se constituir adulto, bem como aspectos nomeados pelos jovens como dificuldades e facilitadores das experiências de acesso ao mundo adulto relacionados com a cultura atual e relativos ao meio social. Ancorada no método psicanalítico, a pesquisa se dá no processo de escuta de quatro participantes com idades entre 18 e 26 anos, moradores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A análise dos dados ocorre utilizando-se a proposição ancorada nos três tempos do testemunho, e a apresentação dos resultados é organizada em dois capítulos nomeados “Adulto: sou ou não sou?” e “Impasses, conflitivas e recursos próprios na travessia adolescente à adultez”. Temáticas relativas à autonomia, independência, responsabilidade, desamparo, angústia e pressa são destacadas nas narrativas dos participantes do estudo. Observa-se que cada jovem possuía uma forma única de lidar com adversidades e desafios ao se aproximarem da adultez, e que aqueles que possuíam dentro de si maior capacidade criativa e de brincar com a vida enfrentavam tais adversidades de uma forma mais leve e menos traumática. Busca-se, portanto, ao longo do estudo, demonstrar, a partir de elementos presentes na escuta dos jovens entrevistados, quanto o processo de se constituir adulto advém de um singular percurso de vida, no qual a construção de recursos psíquicos, a partir da experiência singular de cada jovem no campo intersubjetivo desempenha importante papel.pt_BR
dc.description.abstractThis Master's Dissertation aimed to problematize the impasses, conflicts, and resources inherent to the transition from adolescence to adulthood throughout contemporaneity. It sought to explore nuances between the different conditions of helplessness throughout the process of becoming an adult; as well as aspects named by young people as difficulties and facilitators of experiences of access to the adult world related to the current culture and to social aspects. Anchored in the psychoanalytic method, four participants between 18 and 26 years old, residents of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, were heard. Data analysis took place using the proposition anchored in the three times of the testimony and the presentation of the results was organized in two chapters named “Adult: am I or am I not?” and “Impasses, conflicts and resources specific to the transition from adolescence to adulthood”. Themes related to autonomy, independence, responsibility, helplessness, anguish, and haste were highlighted in their speeches. It was observed that each young person had a unique way of dealing with adversities and challenges when approaching adulthood, those who had within themselves greater creative capacity and an ability to play with life, faced such adversities in a lighter and less traumatic way. Therefore, throughout the study, we sought to demonstrate, based on elements present in the interviews with the young people interviewed, how much the process of becoming an adult comes from a singular path of life, in which the construction of psychic resources, from the unique experience of each young person where the intersubjective field plays an important role.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectHelplessnessen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectDesenvolvimento do adultopt_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectDesamparopt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectAdulthooden
dc.titleO processo de se constituir adulto na contemporaneidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177445pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record