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dc.contributor.advisorPerrone, Cláudia Mariapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Gomes dapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:34:51Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265336pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo ampliar a discussão acerca das imagens no campo psicanalítico. Enquanto linguagem, destacamos nas imagens sua capacidade simbólica e, por conseguinte, sua potência crítica frente ao laço social. Para tanto, apresentamos como guia narrativo os trabalhos artísticos de Ana Mendieta. Em articulação com a psicanálise e outras áreas do saber, como a filosofia e a teoria feminista, buscamos provocar o choque temporal entre as fotografias da artista e o tempo presente, através do qual propomos o tensionamento entre a arte de Ana Mendieta e as novas dinâmicas que surgem na relação entre imagens e tecnologia. Ademais, sensível à violência contra as mulheres, Mendieta produziu em suas imagens e no seu próprio corpo os atravessamentos de uma cultura patriarcal. Nesse sentido, percorremos um breve caminho pelos quatro anos de governo Bolsonaro, dando ênfase para um repertório de políticas públicas defasadas e processos de subjetivação no fluxo da misoginia. Por fim, a partir da íntima relação entre corpo feminino e território explorada por Ana Mendieta em suas obras, realizamos uma aproximação, através de uma dimensão simbólica, com a construção de um Coletivo de Mulheres da periferia de Porto Alegre (RS), em vista da criação de uma linguagem outra, fora da gramática patriarcal, oriunda da experiência de lideranças femininas negras.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to broaden the discussion about images in the field of psychoanalysis. As a form of language, images are highlighted through their symbolic capabilities and, thereafter, through their strength of criticism towards the social bond. Therefore, the artistic works of Ana Mendieta are presented as a narrative guide. Through the articulation between psychoanalysis and other fields of knowledge, such as philosophy and feminist theory, a temporal shock is provoked between the artist’s photography and its relationship with present times, through which a tensioning between Ana Mendieta’s art and the new dynamics that appear among the relationship between images and technology is proposed. Furthermore, in her sensibility towards violence against women, Mendieta has produced in her images and in her own body the penetrations of a patriarchal culture. In that sense, a short path along the four years of Bolsonaro’s government of Brazil is traced, focusing on a repertoire of outdated public policies and processes of subjectivization in the flow of misogyny. Lastly, based on the intimate relationship between female body and territory, which Ana Mendieta’s work explores, a symbolic approximation with the construction of a collective of women in the outskirts of Porto Alegre, Brazil, is pursued, with the goal of creating an alternative form of language, outside of the patriarchal grammar and from within the personal experiences of black female leaders.en
dc.description.abstractEste trabajo tiene por objetivo ampliar la discusión acerca de las imágenes en el campo psicoanalítico. Como lenguaje, destacamos en las imágenes su capacidad simbólica y, consecuentemente, su potencia crítica ante el lazo social. Para tanto, presentamos como guía narrativo a los trabajos artísticos de Ana Mendieta. Articulándolos con el psicoanálisis y otros campos del conocimiento, como la filosofía y la teoría feminista, buscamos provocar um choque temporal entre las fotografías de la artista y el tiempo presente, a través de lo cual proponemos una tensión entre el arte de Ana Mendieta y las nuevas dinámicas que surgen en la relación entre imágenes y tecnología. Además, sensible a la violencia contra la mujer, Mendieta produjo en sus imágenes y en su cuerpo los cruces de una cultura patriarcal. En ese sentido, recurrimos un breve camino por los cuatro años del gobierno Bolsonaro, poniendo énfasis a un repertorio de políticas públicas desfasadas y procesos de subjetivación en el flujo de la misoginia. Por fin, a partir de la íntima relación entre cuerpo femenino y territorio explorada por Ana Mendieta en sus obras, realizamos una aproximación, a través de una dimensión simbólica, con la construcción de un Colectivo de Mujeres en la periferia de Porto Alegre, Brasil, intentando crear a otro lenguaje, afuera de la gramática patriarcal, a partir de la experiencia de liderazgos del feminismo negro.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicanálise e artept_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectTeoria feministapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectFotografia : Aspectos psicossociaispt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectFeminist theoryen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectImagenes
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMendieta, Ana, 1948-1985pt_BR
dc.subjectArtees
dc.subjectTeoría feministaes
dc.titleEnsaio sobre as imagens : enlace entre teoria psicanalítica e a arte de Ana Mendietapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177540pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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