Show simple item record

dc.contributor.advisorHenkin, Heliopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Leonardo Chagas dospt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T03:36:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265312pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa como as transformações recentes da globalização produtiva afetaram a internacionalização de empresas, usando como exemplo a varejista brasileira Lojas Renner. A partir do estudo de caso, foram identificadas as razões pelas quais a empresa optou por investir em operações no exterior, levando em conta três fatores-chave propostos pelo modelo do paradigma eclético de Dunning: vantagem de propriedade, vantagem de localização e vantagem de internalização. O trabalho destaca a importância da internacionalização de empresas para enfrentar os desafios do ambiente competitivo global e como a análise das cadeias globais de valor pode fornecer importantes insights para as empresas que desejam expandir suas operações além das fronteiras nacionais. O estudo de caso da Lojas Renner evidencia a eficácia das estratégias adotadas pela empresa para se adaptar às particularidades de cada mercado e garantir uma experiência de compra diferenciada para o mercado consumidor. Porém, o trabalho também aponta para os desafios em termos de governança, regulação e responsabilidade das empresas na coordenação das cadeias globais de valor, evidenciando a necessidade de uma gestão responsável e ética em nível global.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes how recent transformations in productive globalization have affected the internationalization of companies, using the Brazilian retailer Lojas Renner as an example. Based on a case study, the reasons why the company chose to invest in foreign operations were identified, taking into account three key factors proposed by Dunning's eclectic paradigm model: ownership advantage, location advantage, and internalization advantage. The paper highlights the importance of company internationalization in facing the challenges of the global competitive environment and how the analysis of global value chains can provide important insights for companies seeking to expand their operations beyond national borders. The Lojas Renner case study demonstrates the effectiveness of the strategies adopted by the company to adapt to the specificities of each market and ensure a differentiated shopping experience for the consumer market. However, the paper also points to the challenges in terms of governance, regulation, and responsibility of companies in coordinating global value chains, highlighting the need for responsible and ethical management at the global level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProductive globalizationen
dc.subjectLojas Rennerpt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectInternationalization of companiesen
dc.subjectEclectic paradigm of Dunningen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectGlobal value chainsen
dc.titleUm estudo de caso da internacionalização de empresa no contexto das transformações recentes no cenário da globalização produtivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177631pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record