Show simple item record

dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorCáceres, Paulo Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2010-10-30T04:20:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26526pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa explorar e analisar a experiência de consumo de torcedores fanáticos e apaixonados na cidade de Porto Alegre. As experiências de consumo surgem da necessidade de se pensar o consumo através do seu viés hedônico, buscando explorar estímulos sensoriais e aspectos emocionais ligados a ele. O consumo, neste trabalho, está associado a todo o processo de uso e de consumo do futebol, nos seus aspectos mais abrangentes. A abordagem de paixão e fanatismo se baseia na necessidade de se melhor compreender o impacto de questões irracionais e de menor controle no consumo. Já o futebol é algo muito presente e relevante na sociedade brasileira e na cidade de Porto Alegre, berço da rivalidade Grenal. Para atingir os objetivos propostos deste trabalho foram realizadas pesquisas em profundidade com torcedores fanáticos e/ou apaixonados. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Verificou-se que as experiências de consumo em torcedores fanáticos e apaixonados são holísticas e muito mais intensas em todos os sentidos, atingindo níveis constantes de experiências extraordinárias. O torcedor fanático vê o seu time muito além das linhas do campo e essa paixão é alimentada pelos altos níveis experienciais em que ele consome tudo relacionado ao seu time. Além disso, este estudo buscou verificar as diferenças entre torcedores fanáticos e torcedores apaixonados. Constatou-se que o torcedor fanático é um torcedor apaixonado que possui características como envolvimento interno, externo, vontade de adquirir e desejo por interação social que o apaixonado não possui.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFanatismopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectTorcedorpt_BR
dc.titleFanatismo e paixão : a experiência de consumo de torcedores porto-alegrenses de futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000753342pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record