Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGonzález, Greivin Antonio Núñezpt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.contributor.authorOkido, Daniela Hiromipt_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T03:33:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265178pt_BR
dc.description.abstractApresentamos neste artigo uma síntese de uma revisão de literatura realizada no âmbito de uma tese doutoral, que teve por objetivo responder à questão de pesquisa: qual o perfil da produção acadêmica a respeito do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) em revistas nacionais brasileiras da área do ensino de ciências e em revistas internacionais? Analisamos 112 artigos publicados entre 2016 e 2020, selecionados em duas plataformas em função de sua relevância para nossa pesquisa. Baseados na metodologia de análise de conteúdo, agrupamos as produções em 12 categorias. Concluímos que o perfil das pesquisas recentes aponta a abordagem CTS como uma perspectiva importante, especialmente na formação de professores; perpassa diversas áreas do conhecimento como educação, saúde, engenharias e ciências naturais; que algumas pesquisas descortinam a influência dos docentes formadores na construção (ou não) de concepções modernas do que seja ciência e tecnologia; que o enfoque CTS articulado ao PLACTS auxilia na implementação, em sala de aula, de discussões que impactam na transformação de concepções sobre a natureza da ciência e sobre a inter-relação entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como na transformação de concepções docentes sobre o papel e produção de estratégias e sequências didáticas reflexivas no ensino de ciências.pt_BR
dc.description.abstractWe present in this article a synthesis of a literature review carriedout within the doctoral thesis, which aimed to answer the research question: What is the profile of academic production regarding the Science, Technology and Society (STS) approach and Latin American Thought in Science, Technology and Society (LATSTS) in Brazilian national journals in the field of science education and in international journals? We considered articles published between 2016 and 2020. In total, 112 articles were analyzed, selected due to their relevance to our research, which were grouped into 12 categories. We conclude that recent research considers the STS approach as an important perspective, especially in teacher education; that the STS approach permeates several areas of knowledge such as: education, health, engineering, agrarian and natural sciences; that some research reveals the influence of teacher trainers in the construction (or not) of modern conceptions of what science and technology are; that the STS helps in the implementation, in the classroom, of discussions that impact the transformation of conceptions about the nature of science and about the interrelation between science, technology and society, as well as the transformation of conceptions about the production of new strategies and didactic sequences in science teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 2 (ago. 2023), p. 417-444pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectAcademyc productionen
dc.subjectSTSen
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectLatin American thinking in Science, Technology and Societyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.titlePerfil da produção acadêmica a respeito do Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) em revistas nacionais e internacionais da área de ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001176746pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples