Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDahlke, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.authorRicardo, Karoline Hachlerpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.date.accessioned2023-09-23T03:34:09Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0103-4111pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265062pt_BR
dc.description.abstractA partir de escritas realizadas no Diário de Campo, documento onde registramos a prática pedagógica, o contexto pandêmico e suas implicações com o estágio e guiadas pelo questionamento: “que oportunidades de conhecimento as aulas de Educação Física têm oferecido aos estudantes na Educação Básica?”; este artigo objetiva compartilhar reflexões produzidas durante a experiência do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil, componente curricular obrigatório da formação em Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta experiência ocorreu no modelo de Ensino Remoto Emergencial, durante a pandemia, e foi desenvolvida para duas turmas do Maternal de uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre/RS. Apesar dos desafios enfrentados, percebemos que aprendemos mais do que ensinamos e a pergunta em evidência está em processo de compreensão, a partir do que se faz ao longo da Formação Inicial e da prática pedagógica em escolas reais.pt_BR
dc.description.abstractFrom the writings in the Field Diary, a document in which we recorded the pedagogical practice, the pandemic context and its implications on internships guided by the question: "which knowledge opportunities are offered by Physical Education classes to students of Basic Education?", this articles aims to share the reflections produced during the experience of the Teaching Internship in Physical Education in Early Childhood Education, a compulsory component of the curriculum in the formation of the Licentiate Course in Physical Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. This experience occurred in the model of Emergency Remote Teaching and was developed for two classes of Preschool of a public early childhood education school in Porto Alegre, RS, Brazil. Despite the challenges, we noticed that we learned more than we taught and that the highlighted question is in the process of understanding what one does through the InitialFormation and the pedagogical practices in real schools.en
dc.description.abstractPartiendo de anotaciones realizadas en el Diario de Campo, documento donde registramos la práctica pedagógica, el contexto pandémico y sus implicaciones con la pasantía, y guiadas por la pregunta: "qué oportunidades de conocimiento han ofrecido las clases de Educación Física a estudiantes de Educación Básica?"; este artículo busca compartir reflexiones generadas durante la Pasantía en Docencia de Educación Física en Educación Infantil, disciplina obligatoria para la Licenciatura en Educación Física de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta experiencia sucedió bajo el modelo Enseñanza Remota de Emergencia durante la pandemia, siendo desarrollada para dos grupos de Maternal de una escuela pública de Educación Infantil en Porto Alegre/RS. Pese a losdesafíos enfrentados, percibimos que aprendemos más de lo que enseñamos y la pregunta en evidencia está en proceso de comprensión, a partir de lo que se hace durante la Formación Inicial y la práctica pedagógica en escuelas reales.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSupervised internshipen
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicen
dc.subjectPráctica supervisionadaes
dc.subjectEducación física escolares
dc.subjectEscuela primariaes
dc.subjectEnseñanza remota de emergenciaes
dc.subjectPandemia de COVID-19es
dc.titleEstágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeTeaching internship in the initial training in Physical Education : reflections about the pedagogical practice in the COVID-19 pandemicen
dc.title.alternativePrácticas docentes en formación inicial en Educación Física en la escuela primária : reflexiones sobre la práctica pedagógica en la pandemia del COVID-19:es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001170495pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples