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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Josefa Taciane Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-16T03:40:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264965pt_BR
dc.description.abstractA pandemia da Covid-19 impactou significativamente o setor educacional em todo o mundo. Como medida para conter a propagação do vírus, muitos países adotaram o isolamento social e suspenderam as aulas nas instituições de ensino. Isso levou à necessidade de buscar alternativas para garantir a continuidade da educação, o que resultou na implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A adesão ao ERE durante a pandemia trouxe diversos impasses e desafios para os educadores, especialmente em relação à interligação dos conhecimentos, às desigualdades sociais, ao acesso às tecnologias e à internet. Por esse motivo, esta dissertação teve como objetivo investigar de que forma os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Sergipe e do Rio Grande do Sul fizeram uso das ideias do TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo) na práxis docente durante a pandemia da Covid-19, em 2020/2021. Para tal, adotou-se o viés metodológico qualitativo, o estudo de caso e o método de Análise Textual Discursiva (ATD). Os dados foram obtidos a partir de um questionário aplicado no Google Forms© com link enviado via WhatsApp© e entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma presencial e remota, através de videochamadas pelas plataformas do Google Meet© e Zoom©. Posteriormente, essas informações foram compiladas junto às contribuições teóricas de autores que debatem sobre o modelo TPACK, assim como sobre Formação Continuada de professores de Matemática, Formação Permanente e sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A partir da análise realizada do questionário e das entrevistas, nota-se que a educação pública necessita de investimentos em questões como infraestrutura, apoio técnico aos educadores, formações e agilidade na tomada de decisões. Além disso, com a implementação do ERE, evidenciaram-se as dificuldades de acesso e de utilização das tecnologias, bem como desencadearam-se situações prejudiciais à saúde mental de alunos e professores. Ademais, no que diz respeito ao TPACK, alguns docentes possuem diversas dificuldades no uso do TPACK em sala de aula, logo, apenas com uma vivência em que seja articulada o uso dos conhecimentos (tecnológico, conteúdo e pedagógico), durante a formação inicial, continuada e permanente do professor de Matemática, é que será possível potencializar o uso dos conhecimentos na Educação Básica com implicações diretas na prática docente.pt_BR
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic has greatly impacted the education sector across the world. As a solution to contain the spread of the virus, many countries adopted social isolation and suspended classes in educational institutions. This situation led to the need to seek alternatives to ensure the continuity of education and this resulted in the implementation of Emergency Remote Teaching (ERE). Joining the ERE during the pandemic brought many impasses and challenges for teachers, especially in relation to the interconnection of knowledge, social inequalities, access to technologies and the internet. For this reason, this research aimed to investigate how Mathematics teachers in the final years of Elementary School in the Sergipe and Rio Grande do Sul states used the ideas of TPACK (Technological and Pedagogical Content Knowledge) in practice. teacher during the Covid-19 pandemic, in 2020/2021. For this, we adopted the qualitative methodology, the case study and the Discursive Textual Analysis (DTA) method. Data were obtained from a questionnaire applied on Google Forms© with a link sent via WhatsApp© and semi-structured interviews that took place in person and remotely, through video calls through the Google Meet© and Zoom© platforms. Afterwards, this information was compiled together with the theoretical contributions of authors who debate the TPACK model, as well as Continuing Education of Mathematics teachers, Permanent Continuing Education and Emergency Remote Teaching (ERE). From the analysis carried out on the questionnaire and the interviews, it is noted that public education needs investments in issues such as infrastructure, technical support for educators, training and agility in decision-making. In addition, with the implementation of the ERE, difficulties in accessing and using technologies were highlighted, as well as causing harmful situations to the mental health of students and teachers. Furthermore, with regard to TPACK, some teachers have several difficulties in using TPACK in the classroom, therefore, only with an experience in which the use of knowledge (technological, content and pedagogical) is articulated during training initial, continuous and permanent teacher of Mathematics, is that it will be possible to enhance the use of knowledge in Basic Education with direct implications in teaching practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectTeaching in mathematicsen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectTPACK modelen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectCOVID19 pandemicen
dc.titleConhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo : perspectivas docentes sobre a prática no contexto da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001176382pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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