Browsing Social Sciences - Undergraduate degree by Author "Caregnato, Célia Elizabete"
Now showing items 1-14 of 14
-
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
Guerra, Sara Caumo (2019) [Work completion of graduation]Neste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula ... -
Disposições para ingresso no ensino superior de jovens de uma escola social de Porto Alegre : uma aproximação
Pedroso, Murilo Marreco (2018) [Work completion of graduation]Este trabalho tem por objetivo levantar questões pertinentes para uma análise de trajetórias de jovens secundaristas os quais buscam ingressar no ensino superior. A partir da aplicação de um survey em estudantes do 2º ano ... -
As disputas em torno do ensino de Ciências Sociais : experiências com lógicas da mordaça em escolas de nível médio em Porto Alegre
Porto, Amanda Porto de (2017) [Work completion of graduation]Na sociedade brasileira é possível verificar que, historicamente, há projetos em disputa no campo da Educação. Em geral, essas disputas se vinculam às perspectivas ideológicas e de interesses materiais. O presente trabalho ... -
A educação de jovens e adultos, suas formas de oferta e sujeitos : uma análise de duas distintas escolas de tal modalidade
David, Eduardo Giacomin de (2019) [Work completion of graduation]Neste trabalho analisaremos duas formas de oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), presencial e semipresencial, e caracterizaremos quem são os sujeitos que as procuram para dar continuidade aos seus estudos. Retendo ... -
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
Santana, Eduardo Freire (2018) [Work completion of graduation]Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil ... -
Estudantes de um curso pré-vestibular em Porto Alegre : experiência social e subjetivação
Bassis, Ananda Rodrigues (2018) [Work completion of graduation]Os cursinhos populares se organizam com base nos princípios da educação popular e, além de ministrar os conteúdos exigidos nos exames vestibulares, trabalham para a construção de indivíduos mais autônomos e críticos. Esta ... -
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
Vigliecca, Hector Pedro Travi (2018) [Work completion of graduation]Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia ... -
A pedagogia libertadora como superação da pedagogia colonial-missionária na Guiné-Bissau
Cá, Vanito Ianium Vieira (2019) [Work completion of graduation]Este trabalho discute a educação libertadora na Guiné-Bissau, segundo as perspectivas de Amílcar Cabral e Paulo Freire, na relação com a pedagogia colonialmissionária praticada pelo colonialismo na África, considerando as ... -
Práticas de ensino e experiências a partir do contexto da pandemia de COVID-19 : diálogo com professores de Ciências Humanas e Sociais em escolas da rede privada de Porto Alegre
Didone, Joel (2023) [Work completion of graduation]O objetivo deste estudo é compreender como os professores de Ciências Humanas e Sociais de algumas escolas particulares de Porto Alegre enfrentaram a situação de ensino remoto emergencial e quais decorrências sobrevieram ... -
Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
Gil, Marco Aurélio Plá (2014) [Work completion of graduation]O presente trabalho tem como objetivo central protagonizar o conceito de Experiência na prática metodológica das Ciências Sociais no Ensino Médio destacando a importância da subjetividade e do engajamento do aluno no ... -
Sociologia e dialogicidade : análise do processo de ensino-aprendizagem no ensino médio de escola pública durante o ensino remoto emergencial
Costa, Luíza Mattos Jobim da (2021) [Work completion of graduation]A pandemia de COVID-19 teve diversos impactos grandiosos em muitos setores da sociedade, incluindo a educação, que precisou adotar o ensino remoto emergencial. Neste contexto, faz-se necessário que se investigue os impactos ... -
Sociologia na escola : (re)contextualização da teoria e do cotidiano
Pfitscher, Ricardo Gausmann (2016) [Work completion of graduation]Este estudo propõe um recorte analítico sobre a construção do conhecimento sociológico no ensino médio, durante o período de estágio docente obrigatório, a partir das narrativas e dados produzidos por entrevistas aos ... -
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina
Rodrigues, Jocineide (2009) [Work completion of graduation]A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas ... -
Violência contra professores da rede municipal de Porto Alegre : reflexões sobre a visão dos docentes
Núñez, Carla Patrícia Pintado (2015) [Work completion of graduation]Neste Trabalho de Conclusão de Licenciatura trato do tema da violência relativa a docentes da rede municipal da educação pública de Porto Alegre e as percepções que estes têm sobre violência no âmbito escolar. Trata-se de ...