Navegação TCC Pedagogia por Autor "Traversini, Clarice Salete"
Resultados 1-13 de 13
-
Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
Birnfeld, Liliane Costa (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Analisar as representações culturais dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública em Porto Alegre/RS sobre a in/disciplina escolar é o objetivo deste trabalho. Ele inscreve-se na perspectiva dos ... -
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
Araújo, Vanessa da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho analiso as aprendizagens docentes de alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea- UFRGS ao desenvolverem oficinas de formação pedagógica sobre o Programa Mais ... -
Aprendizagens docentes mobilizadas para um olhar inclusivo na Educação de Jovens e Adultos
Burguêz, Volni (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo analisar as aprendizagens adquiridas durante o estágio curricular, a partir das experiências em sala de aula, para reconhecer os saberes na formação docente. Para tanto, promove-se uma ... -
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
Engelman, Débora (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as ... -
Os desafios da sala de aula e a autoconstituição docente
Antoniolli, Júlia Bossa (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa teve, como objetivo, analisar a minha autoconstituição docente a partir de práticas curriculares com foco na disciplina-corpo durante o estágio. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo, ... -
Ensinando a ser aluno, aprendendo a ser professora : reflexões analíticas traçadas a partir da prática de estágio docente
Melo, Camila Alves de (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo objetiva refletir analiticamente a constituição do sujeito-aluno e do sujeito-professor, a partir de situações vivenciadas durante o estágio docente do curso de Pedagogia, ocorrido em 2013/1, no Colégio de ... -
Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
Reis, Julia Milani (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho analiso os impasses vividos pelos professores no processo avaliativo de alunos ditos incluídos, os “anormais”, isto é, crianças diagnosticadas com Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, ... -
Normas escolares e seus efeitos produtivos
Giordani, Bruna (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta investigação analisa as possíveis crenças de profissionais de uma escola acerca do que as regras produzem na escola e nos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de Porto Alegre/RS, entrevistando ... -
“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
Lopes, Taíse Menezes (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos ... -
O que escapa às avaliações de larga escala? a importância das avaliações de sala de aula
Azevedo, Pâmela Silveira de (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa teve, como objetivo, analisar algumas situações do cotidiano escolar que escapam às avaliações em larga escala, evidenciando a importância das avaliações em sala de aula no processo de alfabetização. ... -
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS
Carvalho, Lúcia Vilma Lissarassa da Silva (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho consiste em um estudo de caso o qual tem por objetivo analisar as representações culturais sobre respeito na relação professor-aluno por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Este estudo se ... -
Sentidos da inclusão escolar em uma escola da rede municipal de Porto Alegre-RS
Mesomo, Juliana Feronatto (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho teve como objetivo investigar quais os sentidos que a política de educação inclusiva adquire no contexto de uma escola da rede municipal de Porto Alegre-RS. Compreendo a inclusão escolar como política educacional ... -
Tornar-se professora alfabetizadora : saberes necessários ao exercício da docência
Vieira, Bárbara Sant'anna (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo analisar alguns dos saberes docentes que foram necessários à prática docente em alfabetização, no estágio docente obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS no semestre 2016/2. A partir da ...