Now showing items 1-12 of 12

    • Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA 

      Oliveira, Carla Teresinha Gil de (2019) [Work completion of graduation]
      Este estudo trata, na primeira parte, de reflexões sobre práticas matemáticas desenvolvidas em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Porto Alegre durante meu Estágio de Docência no ano de 2019. A ...
    • Bilhetes escolares : intermediando aprendizagens 

      Flor, Maria do Carmo Sant’anna (2012) [Work completion of graduation]
      Este trabalho foi desenvolvido para a conclusão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresenta como foco de análise bilhetes escolares que crianças de um quarto ano ...
    • Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto 

      Marques, Adriana (2010) [Work completion of graduation]
      Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao ...
    • A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental 

      Costa, Manoela Caurio da (2010) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho tem como foco minha prática docente do sétimo semestre do Curso de Pedagogia, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Contextualiza e investiga ...
    • Encontros com a fantasia : a liguagem e a infância na obra de Gianni Rodari 

      Ceroni, Bianca Costa (2011) [Work completion of graduation]
      Este trabalho analisa de que maneira as noções de Infância e Linguagem circulam na obra de Gianne Rodari e quais articulações são possíveis a partir dessas. Configura-se em um estudo de abordagem qualitativa, do tipo análise ...
    • Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho 

      Volkmer, Daiane Carine (2014) [Work completion of graduation]
      O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se ...
    • Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora 

      Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini (2012) [Work completion of graduation]
      Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que ...
    • Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental 

      Rocha, Sandra Bartikoski da (2010) [Work completion of graduation]
      O trabalho analisa as práticas artísticas realizadas durante a aplicação de um projeto com o tema “Eu (identidade) e as pessoas que me rodeiam”, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2010 em uma turma de 1º ano do ...
    • Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos 

      Ferreira, Bruna Santos (2008) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - ...
    • Quem conta um conto... aumenta um ponto! marcas textuais nas escritas infantis 

      Souza, Daniela de Oliveira (2010) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho decorre das experiências do Estágio de Docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Porto Alegre/RS, em ...
    • Realidade do aluno : em busca de um novo olhar 

      Evaldt, Liziani Scheffer (2010) [Work completion of graduation]
      O que é Realidade do Aluno é o tema em discussão neste trabalho. Para elucidar esta questão inicialmente trata-se do conceito de realidade. A palavra realidade por ser utilizada freqüentemente na vida cotidiana raramente ...
    • 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia 

      Escher, Celine Lehmann (2010) [Work completion of graduation]
      O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes ...