• O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental 

      Hendler, Vanícia Behenck (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas ...
    • O lúdico no desenvolvimento da aprendizagem da criança de 4 anos 

      Pegoraro, Claudete Lourdes Brandalise (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como tema central “O lúdico no desenvolvimento e aprendizagem da criança de quatro anos”. Surgiu das aulas desenvolvidas na prática de Estágio, realizada numa Escola Municipal de Educação Infantil em Terra ...
    • O lúdico no desenvolvimento dos saberes e na construção do conhecimento 

      Roloff, Marlene Lucia Jantsch (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho aborda a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança e a aprendizagem, pelo fato de a brincadeira e os jogos serem de fundamental importância na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, ...
    • "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela 

      Ludwig, Carla Angelica (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. ...
    • "Pensei que fosse mais difícil" : experiências do xadrez no EJA 

      Gomes, Flávia D'Arco (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo realizar uma auto-análise a respeito da formação docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o auxílio dos conhecimentos obtidos nos projetos de extensão universitária, como ...
    • Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? 

      Cunha, Danusa Santos da (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar ...
    • Recreio, que espaço é esse? 

      Prates, Vera Terezinha (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é resultado de uma intervenção no recreio escolar. Após observar que durante o intervalo os alunos tinham muitas atitudes agressivas, voltavam para a sala de aula machucados e muito agitados, passei a questionar ...
    • Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil 

      Machado, Quélen Daiani Zanoelo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco ...
    • O uso de jogos para abordagem de questões ambientais : uma análise da ONG Akatu 

      Bittencourt, Gabrielle Silva (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Tendo em vista que esta pesquisa buscou reunir e analisar propostas para o aprendizado dos educandos quanto à educação ambiental, considerando que esta é de extrema importância nas escolas visto que os alunos devem estar ...
    • Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso 

      Silva, Odila Simone Silva da (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A relevância do jogo no processo de alfabetização tem sido demostrado por diversos autores pois, conforme estudiosos, o jogo é um instrumento didático de suma importância nas práticas educativas em sala de aula, e possibilita ...
    • Utilização de jogos no ensino de matemática 

      Becker, Nádia Rosele (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho surgiu de impressões do aprendizado na área da matemática. Realizei, durante o estágio, um trabalho com a utilização de jogos nas aulas, pois sempre tive a convicção de que as atividades lúdicas são ...
    • Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento 

      Alves, Sandra Viganigo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem, por objetivo, mostrar, através da reflexão sobre o meu estágio, a importância do jogo no processo de alfabetização e letramento, demostrando o quanto é relevante a sua aplicação no cotidiano escolar ...
    • “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA 

      Evangelista, Ketulen Dietz (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização ...