• Aprendizagem através da construção de jogos 

      Silva, Daiana Ferreira Félix Becker da (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho visa examinar a relevância da construção de jogos matemáticos em sala de aula, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Tal exame, orientado por referenciais teóricos sobre o assunto, tem ...
    • Modelagem matemática no ensino integral 

      Aguiar, Mariana Braun (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise ...
    • A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino 

      Campos, Leandro de Andrades (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. ...
    • Protagonismo em cenário de socioeducação e aprendizagem de matemática 

      Machado, João Marcos Marques (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Com a intenção de compreender quais possíveis papéis a aprendizagem de matemática pode ocupar no processo de socioeducação de menores em conflito com a lei, e ainda quais ela pode promover a esses jovens, o presente trabalho ...