• Contando histórias de matemática em aulas de EJA 

      Galli, Jaqueline Klein (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho apresenta-se uma discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de elucidar a contribuição motivacional que a contagem de histórias da matemática pode gerar nos estudantes desta ...
    • História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores 

      Rocha, André Luiz Guedes (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ...
    • A história da matemática no ensino da matemática 

      Mesquita, Daniel da Rosa (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho expõe os resultados de um estudo acerca de como a história da matemática, em sua dimensão pedagógica, pode auxiliar os alunos e até mesmo os professores a compreenderem melhor a matemática. Toma-se como ...
    • A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos 

      Fontanella, Gustavo Goetz (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática, que pode interferir diretamente ou indiretamente no aprendizado do aluno, buscando assim, um olhar do ...
    • Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? 

      Toujá, Phillip Wahlbrink (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a ...
    • Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino 

      Mansan, Giovane (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho busca-se desenvolver processos de contextualização de alguns conteúdos de geometria trabalhados no ensino básico, fazendo uso da História da Geometria como conhecimento mediador e inspirador. Foram realizadas ...
    • Teorema de Thales : uma proposta de ensino 

      Soares, Helio Pires (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de ...
    • A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol 

      Gonçalves, Rafael Marques (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre, com estudantes do 2° ano do Ensino Médio. O estudo investigou as potencialidades da História da Matemática em sala de aula, por meio ...