Navegação TCC Matemática por Autor "Notare, Márcia Rodrigues"
Resultados 1-20 de 21
-
Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
Rocha, Juliana Paim (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Esse trabalho busca analisar como o software GrafEq contribui na aprendizagem de inequações. A pesquisa teve sustentação teórica na teoria de Raymond Duval sobre os Registos de Representação Semiótica e em outros autores ... -
A aprendizagem de matemática via projetos no Slogo : o aluno como protagonista na construção do conhecimento
Souza, Bruna Santos de (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizagem com o software SuperLogo 3.0, inspirada na ideia do Construtivismo e tratando o erro dos alunos como parte do processo de aprendizagem. A prática foi realizada com alunos ... -
Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
Santos, Leonardo Ennes dos (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria, especificamente dos quadriláteros, com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o ... -
Construção do conhecimento matemático nos anos iniciais a partir de jogos e aplicativos digitais : um estudo com alunos do 5° ano
Kerkhoff, Luiza Lehmen (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo principal compreender os pensamentos e as hipóteses de alunos do 5 ano sobre as quatro operações básicas quando utilizam jogos digitais. A prática foi realizada com inspiração na Teoria de ... -
As construções geométricas no ensino dos quadriláteros
Berti, Carine Muraro (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria Euclidiana, especificamente dos quadriláteros, com alunos do Ensino Fundamental, utilizando as construções geométricas com régua e compasso e o software ... -
Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
Moraes, Samir Aozani (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem de funções polinomiais de 1º e 2º graus. Para compreender a situação atual da educação matemática no Brasil, foi realizado um resgate histórico sobre o ensino no país, ... -
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
Moura, Anderson Freitas de (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa ... -
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
Santos, Marcelo de Souza (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas ... -
Geogebra 3D no ensino médio : uma possibilidade para a aprendizagem de projeção ortogonal
Sibemberg, Lucas Siviero (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio. Essa pesquisa foi realizada com uma turma do segundo ano do Ensino ... -
Influências das experiências dos alunos na resolução de situações-problema : uma análise em turmas de EJA
Borghetti, Júlio Cézar (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho, apresenta-se o estudo realizado sobre a resolução de situações-problema contextualizadas conforme o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tais situações-problema suscitavam noções ou ... -
Investigando as propostas de avaliação de professores de matemática durante a pandemia de Covid-19
Cassenott, Gustavo Gelson (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Em 2020, a pandemia de Covid-19 forçou a implementação do modelo de Ensino Remoto Emergencial para a educação no Brasil, em particular, para o ensino de matemática. Com isso, as escolas deixaram de ser frequentadas, e a ... -
O potencial da linguagem Logo no aprendizado de matemática
Moura, Francisco Wagner de (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que visa analisar as contribuições da linguagem de programação ... -
Potencialidades do GrafEq no estudo da função Afim
Ferreira, João Vitor Garcez (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A finalidade deste Trabalho de Conclusão de Curso é pesquisar as potencialidades do GrafEq para o ensino da função afim. Foi motivado pela experiência pessoal do autor em sua escolarização e graduação. Sob a perspectiva ... -
Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
Rocco, Matheus Lucca de (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso pretende analisar como o estudo de funções de duas variáveis pode potencializar o trabalho com funções de uma variável utilizando o software GeoGebra, com alunos do segundo ano do Ensino ... -
Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
Menger, Yasmin de Oliveira (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como o software de matemática dinâmica GeoGebra pode contribuir para o estudo de progressões. Foi utilizada como base a Teoria de Registros de Representações Semiótica de ... -
Uma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra
Oliveira, Felipe Borges de (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra. A motivação para o surgimento deste tema foi uma tentativa de trabalhar ... -
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
Correa, Matheus Lima (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de ... -
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
Lisovski, Letícia (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma proposta de introdução de conceitos básicos da Geometria Vetorial para estudar, de outra forma, tópicos de Geometria Analítica abordados no Ensino Médio, com o uso do software GeoGebra. Dessa ... -
O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
Brandão, Felipe Pereira (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Sabendo que a utilização de tecnologias digitais já é uma realidade em diversos âmbitos da sociedade, deve-se considerar que a Educação também necessita adaptar-se a esse contexto e, portanto, torna-se importante desenvolver ... -
Visualização com Matemática Dinâmica : um estudo com projeção ortogonal na Educação Básica
Retore, Lucas Daniel (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo a matemática dinâmica do software GeoGebra contribui para o desenvolvimento da visualização espacial. O referencial teórico utilizado aborda a visualização espacial, ...