• O ato da explicação e o aprender : experiências com o ensino de Matemática 

      Camargo, Gabriel Dummer (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Há um conhecimento, e este deve ser ensinado. Há o aluno, e este deve aprender. E há nós, os professores, que devemos ensinar este conhecimento para este aluno. Qual é o principal meio para este movimento do saber na sala ...
    • ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber 

      Ojeda, João Francisco Sebben (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento ...
    • O errar como expressão de um aprender : uma experiência com questões da OBMEP 

      Wittzoreck, Tamyris Guimarães (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O que pode acontecer numa aula de matemática em que a proposta principal consiste na realização de uma produção textual? E o que seria um erro nesta produção textual desenvolvida em uma aula de matemática? O presente ...
    • Formas da explicação : matemática, então? 

      Kuhn, Letícia Diello (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No contexto escolar, a explicação se apresenta, muitas vezes, como uma necessidade ao ato de aprender – para que se aprenda algo, alguém deve explicar alguma coisa. Esse trabalho descreve e analisa diferentes formas de ...
    • Movimentos da explicação : experiências errantes com a matemática escolar 

      Alves, Victória Corrêa (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho busca ressonâncias entre as formas da explicação (CAMARGO, 2011) e a noção de errância (KOHAN, 2015). No contexto da tradução de signos (DELEUZE, 2010), observamos a manifestação de signos mundanos com as ...