• Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática 

      Santos, Pedro Moiano Escobar dos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente ...
    • O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio 

      Ballejo, Clarissa Coragem (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca ...
    • Construindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básico 

      Pereira, Maria Carolina (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática. Por este motivo associou-se esta prática, a partir do material FRAC-SOMA 235 da autoria de R. R. Baldino, ao ensino ...
    • Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries 

      Espinosa, Carlos Eduardo (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de ...
    • Análise de ambientes de aprendizagem no ensino de geometria espacial 

      Becker, Mateus Henrique Oba (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresentará uma classificação baseada no texto Cenários para Investigação de Ole Skovsmose, para as diferentes questões de Matemática. A partir do relato de 7 encontros realizados durante minha experiência ...
    • Da mobilização de jogos de linguagem à produção de significados matemáticos em sala de aula 

      Rocha, Mariana Rodolfo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho propõe-se a discutir, de um modo teórico-analítico, a prática escolar como prática social, enfatizando a mobilização da matemática e sua significação dentro das práticas do professor na sala de aula. Baseio-me ...
    • Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria 

      Dutra Júnior, Fernando (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho ...
    • Modelagem matemática e esportes 

      Andrades, Diego Matos de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo investigar como o processo de Modelagem Matemática dentro da perspectiva de ensino, aliado à temática dos esportes, pode facilitar a compreensão de conceitos abordados em aula pelos alunos. ...
    • Olimpíadas de Matemática, altas habilidades e resolução de problemas 

      Bagatini, Alessandro (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho, faço um retrospecto das principais Olimpíadas de Matemática, sabendo de sua influência na matemática atual. Comento sobre os objetivos que mais se destacam, focando-me principalmente na Olimpíada Brasileira ...
    • A Importância do saber matemático na vida das pessoas 

      Costa, Bruno Feldman da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste de uma reflexão acerca do desinteresse matemático das pessoas, em geral, e das principais causas que contribuem para esta situação. Também abordo algumas situações nas quais ...
    • Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio 

      Oliveira, Fernando Rodrigues de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns ...
    • Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem 

      Poleto, Camilla da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A problemática da iniciação à Álgebra no Ensino Fundamental tem chamado a atenção de professores e pesquisadores da Educação Matemática. O material manipulativo Algeplan foi criado com o objetivo de possibilitar uma melhora ...
    • Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas 

      Silva, Taís da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de ...
    • Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas 

      Mósca, Salvador Calainho (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, ...
    • Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas 

      Rosa, Leandro Viana da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa teve por objetivo verificar se os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades em fazer uma interpretação gráfica e, se a partir do gráfico, encontram a expressão que o originou. A pesquisa foi realizada ...
    • Estratégias de trabalho para a aprendizagem de operações com números inteiros 

      Martini, Grasiela (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como tema apresentar estratégias didáticas que auxiliem na aprendizagem de operações com números inteiros. As leituras das referências bibliográficas mostraram a utilidade em desenvolver este conteúdo, ...
    • Uma introdução à teoria dos grafos no ensino médio 

      Deggeroni, Rogério (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo avaliar a possibilidade da introdução da Teoria dos Grafos no Ensino Médio. Procuramos, assim, fundamentar um embasamento teórico que possibilitasse a compreensão de um aluno desse nível de ...
    • Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio 

      Monteiro, Guilherme Ferreira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nosso trabalho tem o intuito de analisar a exequibilidade do estudo de equações diofantinas lineares com alunos do ensino médio. Tendo em vista esse objetivo, realizamos uma oficina, composta de cinco encontros, no Colégio ...
    • Vistas: atividades sobre a representação no espaço 

      Azevedo, Taís Aline Bruno de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho teve como objetivo a criação de uma sequência didática para o ensino de geometria espacial através de atividades que envolvem visualização geométrica bidimensionais e tridimensionais, como a atividade Vistas, ...
    • O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise 

      Zaniol, Karine (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho tem como objetivo discutir como pensar o trabalho pedagógico do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental. O bloco do Tratamento da Informação, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, compreende ...