• Álgebra elementar : do verbal ao simbólico 

      Ferreira, Andressa dos Santos (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a ...
    • Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem 

      Poleto, Camilla da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A problemática da iniciação à Álgebra no Ensino Fundamental tem chamado a atenção de professores e pesquisadores da Educação Matemática. O material manipulativo Algeplan foi criado com o objetivo de possibilitar uma melhora ...
    • Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas 

      Mósca, Salvador Calainho (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, ...
    • Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio 

      Menezes, Guilherme de Lima de (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia ...
    • Análise combinatória, raciocíniológico e a resolução de problemas 

      Lima, Fernanda de Abreu (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Ao considerarmos a importância do raciocínio combinatório para a evolução do pensamento formal do aluno, buscamos uma teoria que permitisse ao aluno maiores possibilidades de desenvolver este raciocínio. Deste modo nos ...
    • Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico 

      Brasil, Thomaz Loghardey (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção de professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Básico sobre o Letramento Estatístico, bem como suas percepções sobre a Educação Estatística. Trata-se ...
    • Análise de ambientes de aprendizagem no ensino de geometria espacial 

      Becker, Mateus Henrique Oba (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresentará uma classificação baseada no texto Cenários para Investigação de Ole Skovsmose, para as diferentes questões de Matemática. A partir do relato de 7 encontros realizados durante minha experiência ...
    • A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas 

      Aguirres, Priscila Rodrigues (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais ...
    • Análise de erros comuns em álgebra 

      Baltazar, Bruno Behrens (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Geralmente, o erro é tomado pelo docente como um apontador de mau desempenho, não sendo utilizado para o redimensionamento do ensino. O professor é levado, tradicionalmente, a somente valorizar o resultado final, o que ...
    • Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos 

      Azevedo, Danielle Santos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Muitos professores consideram o erro como um passo negativo e, muitas vezes, inaceitável por parte dos alunos. Em alguns casos, isso se deve ao fato de que durante o período escolar desses professores, a avaliação era ...
    • Análise de experiências produzidas em uma oficina de resolução de problemas a partir de questões da OBMEP 

      Wagner, Gustavo Dewes (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem por finalidade analisar as potencialidades da metodologia de Resolução de Problemas em Matemática a partir de questões da primeira fase das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas ...
    • Análise de uma investigação matemática com o jogo digital Mini Metrô nos anos finais do ensino fundamental 

      Moraes, Matheus Faria de (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Atualmente, é notável a presença das tecnologias digitais em vários setores de nossas vidas. Na escola, particularmente, emergem oportunidades de integração entre jogos digitais e educação matemática na sala de aula. Esta ...
    • Uma análise dos princípios combinatórios com alunos do ensino médio 

      Pereira, Rafael da Costa (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho é um estudo dos princípios Aditivo, Multiplicativo, Inclusão e Exclusão e Gavetas de Dirichlet, com duas turmas de estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, que foram confrontados com ...
    • Análise e reflexões sobre uma experiência em educação matemática 

      Nunes, Fernando de Freitas (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho parte de uma crítica ao modelo escolar tradicional, para investigar de que forma a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Buscamos fundamentos nas teorias da Educação ...
    • Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico 

      Fernandes Neto, Victor Vasconcellos (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver ...
    • Aplicação de vídeo no ensino da matemática 

      Franco, Guilherme Zollim (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ...
    • Aprendendo e ensinando em ambiente de modelagem matemática 

      Lima, Márcio Albano (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O que me vem à mente quando penso em Matemática? No decorrer de minha formação acadêmica meu interesse se dividiu em duas grandes áreas: Matemática Aplicada e a Educação Matemática. Na intersecção desses dois grandes blocos ...
    • Aprendendo matemática com jogos 

      Machado, José Eduardo Lopes (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Resumo não disponível
    • Aprender com vídeo-aula e videoconferência em meio a pandemia do Covid-19 : o que dizem os estudantes 

      Trindade, Mateus de Oliveira (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O ano de 2019 será lembrado pelo início de uma pandemia que provocou mudanças drásticas no modo de vida da população mundial. Mudanças estas que também foram sentidas em todos os setores do nosso país, principalmente no ...
    • Aprendizagem através da construção de jogos 

      Silva, Daiana Ferreira Félix Becker da (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho visa examinar a relevância da construção de jogos matemáticos em sala de aula, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Tal exame, orientado por referenciais teóricos sobre o assunto, tem ...