Navegação TCC Letras por Assunto "Aprendizagem de língua estrangeira"
Resultados 1-11 de 11
-
Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, 88 participantes, adultos e adolescentes com diferentes níveis de proficiência, responderam ao Language ... -
Aprendizagem da língua italiana e democratização de acesso : uma análise exploratória sobre a oferta de cursos de italiano no Brasil
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o cenário de ofertas de cursos de italiano no Brasil. Para isso, buscou-se estimar opções presenciais e mapear alternativas na modalidade online, com vistas à ampliação de ... -
Autopercepção de ansiedade e divertimento em alunos do curso de letras nas aulas remotas de língua inglesa na Universidade
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo tem como objetivo geral investigar a relação entre os níveis de ansiedade e de divertimento (enjoyment) em aulas remotas ministradas em língua inglesa e o nível de proficiência autodeclarada por alunos matriculados ... -
#Bilingualkids : what are people on instagram teaching about raising a bilingual kid?
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O bilinguismo sempre foi tratado como uma parte muito importante para alguém se dar “bem na vida”, ou para ter um bom “lugar no mundo” e, hoje em dia, essa necessidade de ser bilíngue está surgindo cada vez mais cedo, ... -
Emoções na aprendizagem de línguas : uma breve reflexão com os autores Maturana e Piaget
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso trata das emoções presentes na aprendizagem de línguas. É um estudo exploratório na forma de estudo de caso cujo objetivo foi refletir sobre como as emoções podem influenciar no ... -
Investigando a intensidade das emoções em L1 e em L2 em alunos da letras
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Estudos sugerem que falantes bilíngues, ao expressar emoções, se sentem mais emocionais na primeira língua e mais distantes na segunda e, por isso, têm preferência pela primeira (MELO, 2021; PAVLENKO, 2006). Por isso, este ... -
Na ponta da língua : expressões idiomáticas na aula de português como língua adicional
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]As expressões idiomáticas fazem parte da língua e da cultura de um povo. Conhecê-las significa ampliar os conhecimentos semânticos, pragmáticos e culturais e, portanto, a capacidade de comunicação. Este trabalho visa à ... -
Prática de jogos digitais e a aprendizagem de inglês como língua adicional em contexto brasileiro
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa tem como objetivo investigar o aprendizado de inglês em brasileiros bilíngues, que têm a língua portuguesa como nativa e o inglês como língua adicional, e que aprenderam inglês devido a prática cotidiana ... -
Qualidade na criação de ambientes virtuais de aprendizagem e o ensino de inglês para fins acadêmicos e gerais
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são espaços online implementados com finalidades educacionais, que reúnem recursos que permitem e promovem a interação entre: (i) o aluno; (ii) o professor; (iii) o material; (iv) ... -
Seriemente aprendiendo : um estudo acerca das potencialidades das séries nas aulas de Língua Espanhola
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo tem como propósito investigar de que modo as séries podem auxiliar na aprendizagem de questões lexicais e culturais dos países hispanohablantes, além de compreender as suas possibilidades nas aulas de Língua ... -
A workshop proposal for eap teaching with the use of technological tools
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]To address students’ specific writing difficulties during a pre-service teacher experience at the Languages without Borders program at UFRGS, the adoption of technological tools helped to increase students’ engagement and ...