• Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas 

      Teixeira, Silvani Soares (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para ...
    • Autoria na sala de aula : reflexões a partir de um projeto no ensino fundamental 

      Cagliari, Dandara Cemin (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo discutir a autoria em sala de aula a partir da reflexão e análise de um recorte do projeto de ensino desenvolvido em Estágio de Docência em Português I, com uma turma de 8ª série do Ensino ...
    • Os caminhos da autoria 

      Fonseca, Carla Cardoso (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho, estuda-se a autoria e o percurso de formação de sujeitos-autores. Objetiva-se refletir sobre práticas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de autores competentes, capazes de criar textos que demonstrem ...
    • Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora 

      Peixoto, Bruna Lima (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de traçar uma linha entre a liberdade de expressão e construção da autoria ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, busca recontar, brevemente, a ...
    • Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola 

      Pretto, Elisângela Luiza (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a ...
    • Escrita e reescrita : caminhos para a autoria e para o aprendizado 

      Maciel, Fernanda Dornelles (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo discutir de que forma a reescrita de textos dos alunos pode configurar-se como um processo real de ensino e aprendizagem. Entende-se que, através dela, o aluno pode tornar-se sujeito e autor, ...
    • Estudos comparados : RPG, narrativa e literatura 

      Prietto, Thiago Goulart (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo analisar as possíveis relações entre os jogos de RPG, a narrativa e a literatura, rastreando entre esses diversos locais da cultura, suas inúmeras interações narrativo-ficcionais. Para tanto, ...
    • Mecanismos identitários e macanismos autorais : uma análise do romance "Budapeste" de Chico Buarque 

      Chites, Felipe (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta monografia tem por objetivo analisar o livro Budapeste, de Chico Buarque. Na primeira parte do trabalho, o romance foi averiguado sob o olhar dos sociólogos: Zygmunt Bauman e Stuart Hall, que instrumentalizaram o ...
    • Narrativas orais da Restinga : duas faces da autoria 

      Dela Valle, Laura Regina dos Santos (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é o resultado dos estudos realizados na pesquisa A vida reinventada: pressupostos teóricos para a análise e criação de narrativas orais, com duração de dois anos. O projeto de pesquisa citado é realizado por ...
    • "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário 

      Noble, Debbie Mello (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho me propus a investigar os discursos que compreendem os três filmes da Campanha Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina, Plano de Celular e Odorizador, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) ...
    • Planejamento e implementação de um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de histórias em quadrinhos 

      Silveira, Gisele Fredes da (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Conhecendo a importância e a validade do trabalho com o gênero histórias em quadrinhos na escola, o presente trabalho de conclusão de curso partiu da seguinte reflexão: como eu, professora de língua portuguesa, poderia ...
    • Por que leio? por que escrevo? : propostas de redação do Enem 2022 à luz da análise de discurso 

      John, Catarina Grana (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso pretende compreender, através da análise de duas propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como se produzem os sentidos em resposta às questões por que leio? ...
    • Tombos : lirismo e autoria 

      Queiroz, Daniel Bom (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tenciona apresentar uma obra poética original intitulada Tombos. Para tanto, se faz necessária a problematização da relação entre leitura e autoria, bem como promover uma discussão em torno do conceito ...