• Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora 

      Peixoto, Bruna Lima (2015) [Tesinas de grado]
      O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de traçar uma linha entre a liberdade de expressão e construção da autoria ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, busca recontar, brevemente, a ...
    • Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola 

      Pretto, Elisângela Luiza (2015) [Tesinas de grado]
      O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a ...
    • A escrita como ato de linguagem 

      Guedes, Débora Chaves (2013) [Tesinas de grado]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo refletir sobre o ensino/aprendizagem da escrita na escola, assim como visa contemplar a forma como o aluno se insere como sujeito em seu texto. Para tal fim, faremos ...
    • Linguística, psicanálise e o vaivém do sujeito 

      Plentz, Irene Mattos (2019) [Tesinas de grado]
      Este trabalho busca investigar os termos pelos quais se pode abordar as relações entre as áreas da linguística e da psicanálise a partir da abordagem de premissas da teoria linguística de Ferdinand de Saussure levadas à ...
    • O sujeito no discurso de autoajuda econômica : posicionamentos contemporâneos à luz da análise do discurso 

      Soares, Caroline Ferreira (2012) [Tesinas de grado]
      Este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento discursivo de textos de autoajuda econômica e comentários sobre tais textos, tomando por base a teoria da Análise do Discurso, concebida por Michel Pêcheux, partindo, ...