Show simple item record

dc.contributor.authorKulpa, Cínthia Costapt_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T03:34:41Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1808-5377pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264462pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa descreve o processo de elaboração de um conjunto de 23 diretrizes para design de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, voltadas aos estudantes com baixa visão. As diretrizes foram elaboradas de forma colaborativa e centrada no usuário, contando com a colaboração de 12 estudantes com baixa visão (de níveis diversos), 3 especialistas em acessibilidade e 5 desenvolvedores e designers de web sites. A partir do levantamento de necessidades dos estudantes, os especialistas em acessibilidade geraram um protocolo de navegação para os estudantes com baixa visão, o que permitiu identificar suas dificuldades. A partir disso, o conjunto de diretrizes foi sucessivamente refinado de forma colaborativa entre os especialistas em acessibilidade e os designers e programadores, resultando num conjunto que é apresentado ao final deste artigo. Ainda que a maioria das diretrizes listadas nesta pesquisa não representem novidade em termos de design de interfaces, o fato de elas terem sido agrupadas em torno das necessidades dos usuários com baixa visão representa um avanço, pois facilita o uso destas diretrizes por desenvolvedores que não são especialistas no assunto.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the process of elaborating a set of 23 guidelines for the design of LMS interfaces, aimed at students with visual impairment. The guidelines were developed in a collaborative and user-centered manner, with the collaboration of 12 students with visual impairment (of different levels), 3 specialists in accessibility and 5 web developers and designers. From the survey of students’ needs, the accessibility specialists generated a navigation protocol for students with low vision, which allowed them to identify their difficulties. From this, the set of guidelines was successively refined in a collaborative manner between accessibility specialists and designers and programmers, resulting in the set presented at the end of this paper. Although most of the guidelines listed in this research are not new in terms of interface design, the fact that they have been grouped around the needs of users with visual impairment is an advance, as it facilitates the use of these guidelines by developers who are not subject matter experts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 18, n.1 (2020), 15 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectaccessibilityen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectvisual impairmenten
dc.subjectinterface designen
dc.subjectDesign de interfacespt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectlearning management systemen
dc.titleDiretrizes para o design de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem voltadas a usuários com baixa visãopt_BR
dc.title.alternativeInterface design guidelines for visually impaired learning management systems users en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175314pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record