Transcrição e enunciação
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Date
2022Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho desenvolve uma proposta enunciativa, com base em Émile Benveniste, de abordagem da transcrição de dados. Utiliza-se, como recurso heurístico, a distinção entre dizer e mostrar feita por Wittgenstein. A transcriçãoé vista como um processo que acumula um duplo funcionamento: em primeiro lugar, ela é do campo do mostrado porquecomporta uma instância de ciframento e uma instânciade deciframento; em segundo lugar, é do campo do dizer porque comporta uma instância de escutado locutor. A ...
Este trabalho desenvolve uma proposta enunciativa, com base em Émile Benveniste, de abordagem da transcrição de dados. Utiliza-se, como recurso heurístico, a distinção entre dizer e mostrar feita por Wittgenstein. A transcriçãoé vista como um processo que acumula um duplo funcionamento: em primeiro lugar, ela é do campo do mostrado porquecomporta uma instância de ciframento e uma instânciade deciframento; em segundo lugar, é do campo do dizer porque comporta uma instância de escutado locutor. A transcrição é, nesse caso, um dizerde uma dada escuta. Assim, conclui-se que, do ponto de vista enunciativo, transcrever é simultaneamente da ordem do dizer e do mostrar. ...
Abstract
This study develops an utterance-based proposal for addressing data transcription based on the work of Émile Benvenistek. The distinction between sayingand showing,drawn by Wittgenstein, is used as a heuristic resource. Transcription is regarded as a process that fulfills a dual function. First, it relates to showingbecause it comprises an instance of encodingand an instance of decoding; second, it relates to sayingbecause it involves an instance of listeningby the speaker. In this case, transc ...
This study develops an utterance-based proposal for addressing data transcription based on the work of Émile Benvenistek. The distinction between sayingand showing,drawn by Wittgenstein, is used as a heuristic resource. Transcription is regarded as a process that fulfills a dual function. First, it relates to showingbecause it comprises an instance of encodingand an instance of decoding; second, it relates to sayingbecause it involves an instance of listeningby the speaker. In this case, transcription is a sayingof a given listening. Thus, we conclude that, from an utterance-level standpoint, transcribing simultaneously concerns sayingand showing. ...
In
Cadernos de estudos lingüísticos. Campinas. Vol. 64 (2022), e022006, p. 1-9
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