Percepções dos estudantes de enfermagem sobre a resolução de caso clínico a partir do simulador virtual
View/ Open
Date
2021Type
Title alternative
Perceptions of nursing students on the resolution of clinical cases from the virtual simulator
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A simulação tem o potencial para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que auxiliem na formação de um profissional crítico e reflexivo, inserindo o estudante em diferentes contextos assistenciais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem quanto à resolução do caso clínico pelo simulador virtual. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 40 estudantes de enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil, por meio de entrevista. ...
A simulação tem o potencial para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que auxiliem na formação de um profissional crítico e reflexivo, inserindo o estudante em diferentes contextos assistenciais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem quanto à resolução do caso clínico pelo simulador virtual. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 40 estudantes de enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil, por meio de entrevista. A análise de conteúdo permitiu identificar cinco subcategorias temáticas, dois subtemas e um tema. A experiência foi considerada mais proveitosa quando comparada com a forma que, atualmente, o conteúdo é ministrado em sala de aula, e emergiram dificuldades quanto à interface do simulador virtual e na realização do processo de enfermagem. A simulação virtual pode contribuir para a análise e a interpretação do estudo de caso, possibilitando o exercício do raciocínio clínico e da tomada de decisão. ...
Abstract
Simulation has the potential to develop knowledge, skills and attitudes that help in the formation of a more critical and reflective professional, inserting or studying in different care contexts. The general objective of this research was to analyze the perceptions of nursing students regarding the resolution of the clinical case by the virtual simulator. This is a study with a qualitative approach, with 40 nursing students from a university in southern Brazil, through an interview. A content ...
Simulation has the potential to develop knowledge, skills and attitudes that help in the formation of a more critical and reflective professional, inserting or studying in different care contexts. The general objective of this research was to analyze the perceptions of nursing students regarding the resolution of the clinical case by the virtual simulator. This is a study with a qualitative approach, with 40 nursing students from a university in southern Brazil, through an interview. A content analysis made it possible to identify five thematic subcategories, two subthemes and one theme. The experience was considered more proven when compared to a way that, currently, the content is taught in the classroom, and difficulties arose regarding the interface of the virtual simulator and in the execution of the nursing process. A virtual simulation can contribute to the analysis and interpretation of the case study, enabling the exercise of clinical reasoning and decision making. ...
In
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 24, n.1 (2021), p. 54-65
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40361)Applied and Social Sciences (4129)
This item is licensed under a Creative Commons License