Show simple item record

dc.contributor.authorAntunes, Michelept_BR
dc.contributor.authorBez, Marta Roseclerpt_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Silvia Vivianept_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T03:33:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264405pt_BR
dc.description.abstractO pensamento crítico caracteriza-se por ser um pensamento que busca provar um ponto, interpretar o que algo significa e/ou resolver um problema. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar os níveis de pensamento crítico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual, assim como verificar a perspectiva dos estudantes quanto ao seu nível nesta categoria. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 40 estudantes em uma universidade do Sul do Brasil. Os níveis de pensamento crítico foram estatisticamente significativos (p=0,001): Pleno não foi identificado pelo simulador e nem pelos estudantes; Suficiente, um (2,5%) foi verificado no simulador, e dois (5%) alunos pensam estar nesta categoria; Deficitário, 14 (35%) no simulador e 27 (67,5%) percebemestar neste grau; Insuficiente, 18 (45%) pelo simulador e 11 (27,5%) acreditam estar nesta divisão; Severo, sete (17,5%) foram identificados pelo simulador, apesar de nenhum aluno perceber-se neste nível. Conclui-se que os estudantes possuem lacunas de conhecimento quanto a alguns elementos que estruturam o pensamento crítico, necessitando de ensino destas habilidades, que ao envolverem o pensamento crítico, favorecem a construção das competências do estudante.pt_BR
dc.description.abstractCritical thinking is characterized by being a thought that seeks to prove a point, interpret what something means and/or solve a problem. The general objective of this research was to identify the levels of critical thinking of nursing students from the application of a virtual simulator, as well as to verify the students' perspective regarding their level in this category. This is a cross-sectional study, with a quantitative approach, carried out with 40 students at a university in southern Brazil. Critical thinking levels were statistically significant (p=0.001): Full was not identified by the simulator or by the students; Sufficient, one (2.5%) was verified in the simulator, and two (5%) students think they are in this category; Deficit, 14 (35%) in the simulator and 27 (67.5%) perceive to be in this degree; Insufficient, 18 (45%) by the simulator and 11 (27.5%) believe they are in this division; Severo, seven (17.5%) were identified by the simulator, although none of the students perceived themselves at this level. It is concluded that students have knowledge gaps regarding some elements that structure critical thinking, requiring the teaching of these skills, which, when involving critical thinking, favor the construction of student competencies.en
dc.description.abstractEl pensamiento crítico se caracteriza por ser un pensamiento que busca probar un punto, interpretar loque algo significa y/o resolver un problema. El objetivo general de esta investigación fue identificar los niveles de pensamiento crítico de los estudiantes de enfermería a partir de la aplicación de un simulador virtual, así como verificar la perspectivade los estudiantes con respecto a su nivel en esta categoría. Se trata de un estudio transversal, con enfoque cuantitativo, realizado con 40 estudiantes de una universidad del sur de Brasil. Los niveles de pensamiento crítico fueron estadísticamente significativos (p=0,001): Full no fue identificado por el simulador ni por los estudiantes; Suficiente, uno (2,5%) se verificó en el simulador, y dos (5%) estudiantes creen estar en esta categoría; Déficit, 14 (35%) en el simulador y 27 (67,5%) perciben estar en este grado; Insuficiente, 18 (45%) por el simulador y 11 (27,5%) creen estar en esta división; Severo, siete (17,5%) fueron identificados por el simulador, aunque ninguno de los alumnos se percibió en este nivel. Se concluye que los estudiantes presentanlagunas de conocimiento respecto a algunos elementos que estructuran el pensamiento crítico, requiriendo la enseñanza de estas habilidades, las cuales, al involucrar el pensamiento crítico, favorecen la construcción de competencias en los estudiantes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, society and development. Vargem Grande Paulista. Vol. 11, no. 16 (2022), e46111637916, 15 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNursingen
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectComputer simulationen
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectThinkingen
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectSimulación por Computadores
dc.subjectPensamientoes
dc.titleNíveis de pensamento crítico dos estudantes de enfermagem : análise a partir da aplicação do simulador virtual Health Simulatorpt_BR
dc.title.alternativeCritical thinking levels of nursing students : analysis from the application of the virtual simulator Health Simulatoren
dc.title.alternativeNiveles depensamiento crítico de estudiantes de enfermería : análisis desde la aplicación del simulador virtual Health Simulatores
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175320pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record