Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.contributor.authorCastilhos, Francisco Menegatpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-09T03:30:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264379pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação parte da seguinte questão: como a experimentação da crueldade e corpos sem órgãos são produzidos em maquinações audiovisuais contemporâneas? Assim, junto de {Transmissão} (2020), Teaser para Futuro Fantasma (2021) e A Body Without Organs (2012), escolhidos a partir de um mapeamento de objetos audiovisuais experimentais recentes, nossa pesquisa busca explorar um pensamento semiótico em Antonin Artaud, para auxiliar na criação de novos enunciados possíveis para o corpo, que não os da lógica de determinismos representacionais. Para isso, vemos que a luta que Artaud trava em sua vida e em sua arte é contra um organismo dado a priori, afirmando uma crueldade vitalista ao pensar um corpo que pode ser vivo mas não necessariamente orgânico. Também, que a problemática acerca do corpo em Artaud é sempre a problemática de linguagem e de signo, este que será pensado enquanto força cuja materialidade, em suas encenações, não visam somente significar, mas provocar um choque de sensação, de pensamento. Com cruzamentos com a perspectiva maquínica e a filosofia da diferença, de Deleuze e Guattari, discutimos os movimentos desterritorializantes do teatro da crueldade e as experimentações éticas na criação de um corpo sem órgãos. Por fim, estruturamos nossas análises para discutir um tensionamento da linguagem, uma contaminação sígnica e uma saturação da materialidade, nos respectivos objetos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation starts from the following question: how the experimentation of cruelty and bodies without organs are produced in contemporary audiovisual machinations? Thus, with the films {Transmissão} (2020), Teaser para Futuro Fantasma (2021) and A Body Without Organs (2012), chosen from a mapping of recent experimental films, our research seeks to explore a semiotic thought in Antonin Artaud, to assist in the creation of new possible statements for the body, other than those of the logic of representational determinisms. For this, we see that the struggle that Artaud wages in his life and in his art is against an organism given as a priori, affirming a vitalist cruelty when thinking of a body that can be alive but not necessarily organic. Also, how the problems about the body in Artaud are always problems of language and sign. The sign for Artaud will be thought as a force whose materiality, in its stagings, not only aim to signify, but provoke a shock of sensation, of thought. With crossings with the machinic perspective and the philosophy of difference, by Deleuze and Guattari, we discuss the deterritorializing movements of the theater of cruelty and the ethical experiments in the creation of a body without organs. Finally, we structure our analyzes to discuss a tensioning of language, a sign contamination and a saturation of materiality, in the respective objects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSemioticen
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectBody without organsen
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCrueltyen
dc.subjectAudiovisualen
dc.titleExperimentações da crueldade e corpos sem órgãos em maquinações audiovisuais contemporâneas: a musealização de uma coleçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.identifier.nrb001176624pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples