Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilveira, Germana Santos dapt_BR
dc.contributor.authorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorKreuzberg, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-09T03:30:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2317-6148pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264338pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de umprofessor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisaé classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professorse faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicasdestacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam.Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bomprofessoro conhecimento e a atualização. Quantoàs competências profissionaisa experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribuipara somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competênciase,com isso,formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 11, n. 21 (2022), p. 82-99pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleCompetência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175035pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem