Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
dc.contributor.author | Silveira, Germana Santos da | pt_BR |
dc.contributor.author | Bianchi, Márcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Kreuzberg, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-09T03:30:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-6148 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264338 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de umprofessor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisaé classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professorse faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicasdestacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam.Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bomprofessoro conhecimento e a atualização. Quantoàs competências profissionaisa experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribuipara somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competênciase,com isso,formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 11, n. 21 (2022), p. 82-99 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001175035 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Applied and Social Sciences (4129)