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dc.contributor.authorHerpich, Fabríciopt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-09T03:30:03Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264336pt_BR
dc.description.abstractComo advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação em meio ao âmbito educacional, tornou-se imprescindível uma reflexão sobre os aspectos relacionados às interações dos usuários com os mundos virtuais voltados a educação e seus materiais pedagógicos. Neste sentido,a fim de colaborar comum a melhora na motivação destes usuários durante a navegação nestes ambientes, buscando evidenciar as características que os atraem e os satisfazem quando imersos nestes mundos virtuais, esse artigo tem como objetivo principal investigar os aspectos relacionados ao engajamento dos usuários em um laboratório virtual de física desenvolvido no OpenSimulator,sendo apresentado como resultado final um estudo de caso com uma pesquisa composta de uma análise teórica e prática das características de engajamento relevantes para ambientes virtuais imersivos.pt_BR
dc.description.abstractWith the advent of Information and Communication Technologies among the educational field, it became imperative to reflecton aspects related to user interaction with virtual worlds aimed at education and their teaching materials. In this regard, in order to collaborate with improved motivation of these users while browsing these environments, seeking to high light the features that attract and satisfy when immersed in these virtual worlds, this article aims to investigate the issues related to user engagement in a physics virtual laboratory developed the Open Simulator, being presented as the final result a case study to a survey made up of a theoretical and practical examination of the relevant engagement features for immersive virtual environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 14, n. 1 (2016), p. [1]-10.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeographyen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectVirtual Worldsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEngagementen
dc.subjectVirtual Laboratoriesen
dc.subjectImmersive Virtual Environmentsen
dc.titleEngajamento de usuários em mundos virtuais : uma análise teórica-práticapt_BR
dc.title.alternativeAugmented reality in geography : an orientation activity in elementary educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175248pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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