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dc.contributor.advisorCosta, Luis Arturpt_BR
dc.contributor.authorPaula, Leonardo Régis dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-06T03:42:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264326pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo central investigar as narrativas institucionais no que se refere às noções e juízos do que é considerado risco como justificativas para o acolhimento emergencial de crianças e adolescentes da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Além disso, dividida em três partes, a dissertação também abordou o processo de construção de um pesquisador no mestrado, onde o pesquisador, um homem negro, cis e não heterosexual, localiza seu território do pesquisar, articulando elementos da sua questão de pesquisa, de sua trajetória acadêmica e de vida, assim como aportes do Pensamento Negro Decolonial e Feminista Negro; e a construção de um conceito, onde o pesquisador fundamenta seu conceito de Historicizar e justifica sua relevância para o trabalho no campo das políticas públicas em geral e nas práticas de acolhimento em especial. O Historicizar é definido, então, como um conceito teórico-metodológico-narrativo que, baseado na ficção, surge como um método de pesquisa qualitativa para a análise de políticas públicas, uma análise contra-hegemônica e Decolonial a partir da construção do Pensamento Negro Decolonial e do Pensamento Feminista Negro. Na terceira e última parte, se deu a construção de uma pesquisa, onde o pesquisador se aproximou do campo empírico, o Conselho Tutelar da cidade de Porto Alegre. Em um primeiro momento recuperando as legislações, normativas técnicas, história de formação, distribuição no território e entrevista com trabalhadoras do serviço. Num segundo momento, compondo diversas narrativas ficcionais a partir de dados públicos presentes em diferentes meios de comunicação e dados provenientes da entrevista com a profissional do Conselho Tutelar, sendo todas as narrativas construídas a partir da perspectiva dos Pensamentos Negro Decolonial e Feminista Negro, trazendo também a operacionalização da interseccionalidade, colocando em destaque o protagonismo de vidas marcadas por opressões, desigualdades, explorações e privilégios sociais pelos sistemas de dominação.pt_BR
dc.description.abstractThis study had as a central objective investigating the institutional narratives referring to notions and judgments of what is considered risk as justifications for the emergency sheltering of children and teenagers from Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Moreover, divided in three parts, the dissertation also approached the construction process of a master's degree researcher, where the researcher, a black, cis, non-heterosexual man, locates his researching territory, articulating elements from his research question, from his academic and life trajectory, as well as contributions from the Decolonial Black Thought and Black Feminist Thought; and the construction of a concept, where the researcher substantiates his concept of Historicizing and justifies its relevance to the work in the field of public policies in general and practices of sheltering in specific. Historicizing is defined, therefore, as a narrative-methodological-theoretical concept that, based on fiction, emerges as a qualitative research method for public policies analysis, a anti hegemonical and Decolonial analysis from the construction of the Decolonial Black Thought and Black Feminist Thought. In the third and last part, the research was built, where the researcher got close to the empirical field, the Tutelary Council of Porto Alegre city. In a first moment, retrieving the legislation, technical regulations, formation history, territory distribution and interviews with service workers. In a second moment, composing several fictional narratives, from public data present in different media outlets and data from interviews with Tutelary Council professionals, with all the narratives being built from the Decolonial Black Thought and Black Feminist Thought perspective, bringing also the operationalization of intersectionality, highlighting the protagonism of lives marked by oppressions, inequities, exploitation and social privileges by dominating systems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriança acolhidapt_BR
dc.subjectInstitutional shelteringen
dc.subjectChildren and teenagersen
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDecolonial black thoughten
dc.subjectBlack feminist thoughen
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectFictionen
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titleHistórias ficcionais e interseccionais no acolhimento emergencial de crianças e adolescentes a partir dos pensamentos negro decolonial e feminista negropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRodrigues, Lucianapt_BR
dc.identifier.nrb001135840pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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