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dc.contributor.authorXindanhi, Nise Kainda Kahilopt_BR
dc.contributor.authorGaravello Neto, Antoniopt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T03:34:21Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1679-5954pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264205pt_BR
dc.description.abstractEste artigo relata a experiência da monitoria acadêmica vinculada à atividade de ensino curricular de Introdução à Metodologia Científica do curso de graduação em Odontologia, em uma Universidade pública do Sul do Brasil. Traz a percepção de estudantes-monitores, modalidade presencial e remota, no período de 2021-2022. A atividade acontece no primeiro ano do curso, pretende tornar o estudante apto a ler criticamente artigos científicos, reconhecer etapas do método científico e elaborar projetos de pesquisa. O contexto pandêmico do ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a necessidade de adaptação das atividades de ensino e de monitoria, as quais passaram a ser síncronas-assíncronas, mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Foi um período em que o papel pedagógico dos monitores ganhou destaque, considerando a necessidade de promover a interação, despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes nas atividades remotas propostas. Os monitores atuaram de modo articulado, reorganizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhando/participando das atividades, esclarecendo dúvidas e orientando os estudantes, em diálogo constante com os professores. Após capacitação e com supervisão docente, os monitores contribuíram na avaliação dos projetos de pesquisa. No retorno às atividades presenciais, os monitores apoiaram os professores na elaboração do plano de ensino, agregando estratégias pedagógicas constituídas no ERE. Atuar na monitoria acadêmica possibilitou, ao estudante-monitor, crescimento acadêmico-pessoal e experienciar à docência, aproximando-o da pesquisa científica e do aprendizado interativo-colaborativo. Competências de comunicação, resolução de problemas e didático-pedagógicas foram percebidas pelos monitores. Há o desafio permanente de conciliar a vida acadêmica-pessoal às atribuições da monitoria.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ABENO. Vol.23, n. 1 (2023), p. 1 - 9.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPesquisa em Odontologiapt_BR
dc.titleConstrução de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizadopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174654pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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