Facilidades e dificuldades da cooperação para inovação : uma análise dos empreendimentos turísticos que integram a Rota Cervejeira em Santa Catarina
View/ Open
Date
2022Type
Title alternative
Facilities and difficulties of cooperation for innovation : an analysis of tourist enterprises that integrate the Beer Route in Santa Catarina
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O termo inovação tem sido cada vez mais utilizado para descrever o comportamento no setor do turismo, sendo que a cooperação se apresenta como uma alternativa para as empresas sobreviverem no mercado. O objetivo deste estudo é identificar as facilidades e dificuldades da cooperação para inovação dos empreendimentos turísticos que integram a Rota Vale da Cerveja (RTVC) em Santa Catarina. Como procedimentos metodológicos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa e quantitativa, com pesqu ...
O termo inovação tem sido cada vez mais utilizado para descrever o comportamento no setor do turismo, sendo que a cooperação se apresenta como uma alternativa para as empresas sobreviverem no mercado. O objetivo deste estudo é identificar as facilidades e dificuldades da cooperação para inovação dos empreendimentos turísticos que integram a Rota Vale da Cerveja (RTVC) em Santa Catarina. Como procedimentos metodológicos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa e quantitativa, com pesquisas dos tipos descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas através de um questionário, com os oito responsáveis dos empreendimentos turísticos que integram a rota. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a técnica análise de conteúdo proposta por Bardin e os softwares Microsoft® Excel™ e IRAMUTEQ. As informações coletadas foram tabuladas e as respostas apresentadas no formato de quadros e tabelas. Como os principais resultados destacam-se que, os relacionamentos cooperativos possibilitam diversas alternativas para as empresas, que se estiverem sozinhas levariam mais tempo para conseguir. Essas relações associadas a uma rota e a inovação, torna-se um indicador importante para a competitividade das empresas no mercado, considerando-se que as interações entre diferentes atores desempenham função-chave no desenvolvimento inovativo. ...
Abstract
The term innovation has been increasingly used to describe behavior in the tourism sector, and cooperation is presented as an alternative for companies to survive in the market. The objective of this study is to identify the facilities and difficulties of cooperation for innovation of tourism enterprises that are part of the Beer Valley Route (RTVC) in Santa Catarina. As methodological procedures, a qualitative and quantitative research approach was chosen, with descriptive and exploratory rese ...
The term innovation has been increasingly used to describe behavior in the tourism sector, and cooperation is presented as an alternative for companies to survive in the market. The objective of this study is to identify the facilities and difficulties of cooperation for innovation of tourism enterprises that are part of the Beer Valley Route (RTVC) in Santa Catarina. As methodological procedures, a qualitative and quantitative research approach was chosen, with descriptive and exploratory research. Data were collected through interviews through a questionnaire, with the eight people responsible for the tourist enterprises that make up the route. For data analysis and interpretation, the content analysis technique proposed by Bardin and the Microsoft® Excel™ and IRAMUTEQ software were used. The information collected was tabulated and the answers presented in the form of charts and tables. As the main results stand out, cooperative relationships allow several alternatives for companies, which if they were alone would take longer to achieve. These relationships, associated with a route and innovation, become an important indicator for the competitiveness of companies in the market, considering that interactions between different actors play a key role in innovative development. ...
In
Desafio Online. Campo Grande. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2023), p. [247]-269
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40361)Applied and Social Sciences (4129)
This item is licensed under a Creative Commons License