Listar Tesinas Ciencias Biológicas por autor "Kindel, Eunice Aita Isaia"
Mostrando ítems 21-40 de 41
-
Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
Silva, Michele Silveira da (2014) [Tesinas de grado]A literatura infantil é dos meios de comunicação mais difundidos atualmente. Em sua essência ela traz elementos lúdicos que cativam e aproximam o leitor, contribuindo para sua formação pessoal e construção do caráter. Nesta ... -
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
Castro, Luana (2011) [Tesinas de grado]A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas ... -
Hábitos alimentares : aprendendo sobre nutrição e sistema digestório na TV
Costa, Tamara Trisch da (2015) [Tesinas de grado]Existem outros lugares, além da escola, que ensinam sobre diferentes assuntos atuando, segundo os Estudos Culturais, por meio de uma Pedagogia cultural: são eles as mídias impressas, televisivas, os filmes, as revistas, ... -
Os livros didáticos de ciências possibilitam aprendizagens significativas?
Rosa, Luana Morais da (2011) [Tesinas de grado]Analisando o currículo escolar, acredito haver um grande equívoco na seleção de alguns conteúdos e, principalmente, na maneira como a maioria destes são trabalhados. Em geral, não há uma grande preocupação com o significado ... -
O mar está presente nas salas de aula?
Dias, Sammer Maravilha Chagas Gilio (2014) [Tesinas de grado]Resumo não disponível -
Neurociências na educação : conhecimento e opiniões de professores
Gonchoroski, Taylor (2014) [Tesinas de grado]O recente crescimento da pesquisa neurocientífica tem estimulado a construção de interfaces entre os campos das neurociências e da pesquisa e prática educacionais. A exploração de opiniões e conhecimentos de professores ... -
“O novo vizinho” : livro infantil como ferramenta sensibilizadora sobre morcegos
Dominski, Larissa (2024) [Tesinas de grado]Os morcegos são mamíferos imprescindíveis para a natureza por desempenharem papéis importantes no equilíbrio dos ecossistemas e possuírem larga diversidade de espécies no Brasil. Contudo, apesar de sua biologia e importância, ... -
O papel social de uma mulher na pesca artesanal cooperativa na Barra do Rio Tramandaí
Mello, Camila Barros de (2018) [Tesinas de grado]O presente trabalho é um estudo qualitativo que teve como objetivo realizar um estudo de caso com base na coleta de dados através de um relato autobiográfico de histórias de vida de uma pescadora na Barra do Rio Tramandaí. ... -
Pescadores e botos : histórias de uma conexão em rede
Ilha, Elisa Berlitz (2016) [Tesinas de grado]Na Barra do Rio Tramandaí, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, uma interação singular acontece. Pescadores artesanais de tarrafa e botos trabalham juntos na pesca da tainha. Essa interação, denominada pesca cooperativa, é ... -
O planejamento como necessidade na prática do professor
Moschetta, Júlia Bortolini (2015) [Tesinas de grado]Para uma prática docente significativa e transformadora, é necessário que o professor planeje as suas aulas. Como processo contínuo de reflexão, de tomada de decisão e de ação, o planejamento orienta o trabalho do professor ... -
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
Carvalho, Leiliane de Vargas (2013) [Tesinas de grado]O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal, distribui obras literárias ou didáticas voltadas aos estudantes e de apoio pedagógico direcionadas à formação continuada dos professores. O PNBE do ... -
Potencialidades do uso da ciência cidadã como prática educativa sensibilizadora para a conservação em áreas protegidas
Bolzan, Leticia Rech (2019) [Tesinas de grado]As Unidades de Conservação (UCs) devem atuar não somente na conservação da biodiversidade, mas também como locais de aprendizagem e sensibilização a respeito da problemática ambiental. Este trabalho tem como foco as ameaças ... -
Práticas alternativas e inclusão na educação em ciências : da criação pedagógica ao afeto
Souza, Ingrid Caroline Winter de (2018) [Tesinas de grado]Diferenças significativas são aquelas acompanhadas de preconceito e discriminação em maior intensidade, capazes de dificultar ou mesmo impedir a vivência plena dos direitos sociais do indivíduo. No campo da Educação, uma ... -
O professor e os seus personagens em sala de aula
Balbinotti, Helier (2012) [Tesinas de grado]O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, ... -
O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a carreira docente em Ciências Biológicas
Silva, Michele Silveira da (2012) [Tesinas de grado]O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi lançado em 2007 com o objetivo de incentivar a procura dos graduandos pela carreira docente, aliado ao incremento da educação básica. Para isso os ... -
Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
Rodrigues, Ana Paula Schmitz (2018) [Tesinas de grado]O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. O trabalho teve como objetivo sensibilizar o olhar dos/as ... -
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
Solaro, Thais Almada (2015) [Tesinas de grado]O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades ... -
O sol é capaz de nos transmitir vitaminas? : os alimentos e seus nutrientes como temática interdisciplinar
Vergara, Davi Fernandes Peralvo (2014) [Tesinas de grado]Nas Ciências Biológicas, Os alimentos e seus Nutrientes é uma das temáticas-chaves para explorar a interdisciplinaridade em um contexto escolar, pois nota-se a presença de informações de diversas disciplinas escolares nas ... -
Sorvete de flocos : uma mistura heterogênea? o uso do cotidiano no ensino de Ciências
Lima, Isadora Ferreira da Costa (2013) [Tesinas de grado]Em função do distanciamento do conteúdo e do comum a vida dos alunos, ouve-se muitas vezes: Para que preciso saber isso? Não vou usar isso na minha vida. No ensino em Ciências além dos professores exemplificarem poucos ... -
A utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia
Marasini, Alessandra Brochier (2010) [Tesinas de grado]Durante minhas experiências docentes, pude perceber que a pluralidade social, cultural e cognitiva dos alunos resulta em uma grande variedade de “formas de aprender” que não pode ser ignorada pelo professor. Baseada nisso, ...