O impacto do bullying na escola
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na esc ...
Este trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na escola têm diante do bullying possibilidades e constrangimentos que no momento não afetam positivamente o desempenho escolar. No entanto, aqui não se dá ênfase ao desempenho escolar, buscando entender aspectos da Escola que não estão na relação professor-aluno, mas na relação aluno-aluno. O presente estudo foi realizado com o uso de métodos quali-quantitativos para verificar a presença de bullying na escola, a forma como atua e os tipos de bullying. Foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de sétima série e de uma turma de oitava série. O estudo qualitativo teve por base as entrevistas semi-estruturadas, aplicadas à Diretoria da escola, à Orientadora Educacional, duas professoras e uma funcionária. A situação dos alunos aponta para a interação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, e nas percepções dos professores estão presentes as dificuldades do bullying produzir um bom relacionamento entre a escola e as famílias. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License