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dc.contributor.advisorTrentini, Clarissa Marcelipt_BR
dc.contributor.authorZibetti, Murilo Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-29T03:54:34Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264040pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é composto por dois estudos empíricos que contribuem para a criação do Teste MAPS (Memória e Aprendizagem através de Pistas Seletivas). O primeiro estudo investigou, de forma exploratória, a estrutura fatorial e a repetição de ensaios de um instrumento análogo ao MAPS que avalia os mesmos construtos através do procedimento de recordação seletiva livre e com pistas. Os resultados apontaram para uma estrutura de três fatores e a possibilidade de redução do número de ensaios. O segundo estudo apresentou o processo de criação e normatização de estímulos pictóricos para o Teste MAPS. Os resultados apontaram para um alto nível de concordância conceitual indicando a qualidade dos estímulos desenvolvidos. Os dados normativos da concordância de nomeação, da familiaridade com o conceito e complexidade visual são próximos aos observados em estudos internacionais. Esses dados servirão de parâmetro para a tomada de decisão sobre quais figuras serão selecionadas para o instrumento. Ambos os estudos fornecem importante subsídios para o desenvolvimento do Teste MAPS, seja pela melhor definição dos construtos avaliados pelo procedimento de recordação seletiva e com pistas, seja por fornecer dados que permitam a seleção de estímulos pictóricos adequados ao instrumento. Ao fim da dissertação há uma comunicação breve que mostra o estado atual do Projeto MAPS e a seleção preliminar dos estímulos a partir dos critérios psicolingüísticos criados.pt_BR
dc.description.abstractThis research consists of two empirical studies that contribute to the development of the MAPS Test (Memory and Learning with Selective Cues). The first study investigated the factorial structure and repeated trials in another instrument that assess the same constructs with the free and cued selective reminding procedure. The results indicated a three-factor structure and the possibility to reduce the number of trials. The second study presented the process of development and standardization of pictorial stimuli for the MAPS Test. The results showed a high level of conceptual agreement indicating the quality of pictorial stimuli developed. Normative data of naming agreement, conceptual familiarity and visual complexity are similar to those observed in other studies. These attributes will be used as parameters to the process of decision-making to select pictorial stimuli. Both studies provide an important support to the quality of the MAPS Test, clarifying which constructs were assessed by the free and cued selective reminding and which pictures are the best for the test. At the end of the dissertation is a brief communication that shows the current status of Project MAPS and preliminary selection of stimuli from psycholinguistic criteria.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução do testept_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPictorial stimulien
dc.subjectSelective remindingen
dc.titleEstudos empíricos para a construção do teste Mapspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000922142pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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