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dc.contributor.authorSoares, Leônidas Garciapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-23T03:29:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1984-5596pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263894pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a relação estabelecida entre a arquitetura cênica e sua ocupação cenográ ca de maneira pouco usual, ou seja, a não ocupação prioritária do solo, tratando-se especi camente de um estudo acerca das potencialidades que a cenogra a de teto propicia em espetáculos de dança. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo apresenta breves re exões acerca do edifício teatral e da cenogra a, priorizando a caixa cênica do palco italiano. O artigo faz uma análise do espetáculo de dança Frágil – O baile cênico das relações (Brasil, 2019), que utiliza o recurso do Cenário de Teto. Bem como, análise das obras com cenários de ocupação inusitada, no âmbito nacional e internacional, e das etapas de projeto e montagem do cenário estudado. A conclusão evidencia a importância do estudo das possibilidades e limitações oferecidas pela caixa cênica, uma vez que o conhecimento dessa estrutura arquitetônica é fundamental na realização do tipo de cenário estudado.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses the relationship established between scenic architecture and its scenographic occupation in an unusual way, that is, the non-priority occupation of the ground, dealing speci cally with a study about the potential that ceiling scenography provides in dance shows. rough a qualitative approach, the study presents brief re ections about the theatrical building and the scenography, prioritizing the scenic box of the Italian stage. e article makes an analysis of the dance show Frágil – O baile scenico das rela- tions (Brasil, 2019), which uses the Cenário de Cenário resource. As well as analysis of works with unusual occupation scenarios, nationally and internationally, and the stages of design and assembly of the studied scenario. e conclusion highlights the importance of studying the possibilities and limitations o ered by the scenic box, since knowledge of this architectural structure is fundamental in the realization of the type of scenario studied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArcos design. Rio de Janeiro. Vol. 16, n.2 (jul. 2023), p. 360-382pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign cenográficopt_BR
dc.subjectScenographic Designen
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.subjectCeilling Sceneryen
dc.subjectTetospt_BR
dc.subjectScenographyen
dc.subjectScenic Architectureen
dc.subjectLuz cênicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCenotechnicsen
dc.titleDesign Cenográfico : o diálogo entre cenário de teto e arquitetura cênicapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174016pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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